Campanha de multivacinação. Foto: Divulgação/SES-PE
Na última sexta-feira (31/10) encerrou em todo o país o período de mobilização nacional para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (público estimado de PE - 1.906.776 pessoas). O Estado de Pernambuco, segundo levantamento preliminar do Ministério da Saúde (MS), registrou a aplicação de 314.948 doses de vacinas. Entre os imunizantes com os maiores índices estão: influenza (48.110 doses aplicadas), varicela (31.676), febre amarela (27.541) e meningocócica ACWY (21.701) – quadro completo em anexo.
“A adesão da população às vacinas contribui para diminuição do risco da reintrodução de vírus e episódios de surtos de doenças como o sarampo, por exemplo. Este ano, a campanha nacional direcionou seu olhar para prevenção contra o sarampo, com a disponibilização da vacina tríplice viral, visto a ocorrência de casos em alguns estados. O momento também foi direcionado para o resgate de não vacinados com a vacina, de 15 a 19 anos, contra o HPV”, destacou a superintendente de Imunizações do estado, Magda Costa.
O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) reforça que mesmo com o fim da mobilização, a vacinação de rotina continua normalmente em todo o país. Os imunobiológicos que previnem contra doenças como sarampo, HPV, febre amarela, Covid-19, influenza e poliomielite, etc. estão disponíveis nas salas de vacinação durante todo o ano.
Pernambuco foi destaque durante a mobilização do ‘Dia D’, realizado no último dia 18 de outubro em mais de 2 mil salas de vacinação locais. “Atingimos, segundo informe preliminar do Ministério, o maior percentual de público vacinado, considerando a faixa etária indicativa da campanha, com 2,13%, apenas no contexto das ações realizadas no ‘Dia D’. Os municípios pernambucanos registraram mais de 130 mil doses aplicadas na população menor de 15 anos de idade”, frisou a superintendente.
3
4
12:24, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.
Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.
mais notícias
+