10 de maio de 2025 às 08:51 - Atualizado às 09:29
Pernambuco: profissional prestes a aplicar vacina. Foto: Divulgação
Mais de 2,8 mil salas de vacinação espalhadas em todos os municípios pernambucanos estão mobilizadas para realização do Dia D de vacinação contra a Influenza, neste sábado, 10 de maio. A estratégia de imunização, iniciada oficialmente no dia 7 de abril, já conta com 367.692 doses aplicadas registradas no sistema de informação do Ministério da Saúde (MS). Mais de 3,8 milhões de pessoas podem receber a vacina em Pernambuco, considerando todos os grupos prioritários.
Em abril deste ano, o órgão federal instituiu a vacina contra a Influenza como parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção durante todo o ano.
Especificamente para estes grupos, a cobertura vacinal no momento é de 11,09% (258.499 doses aplicadas). Em Pernambuco, 1.426.907 idosos, 7.121 gestantes e 816.358 crianças de 6 meses a menores de 6 anos estão aptas a receber o imunizante.
"O Dia D de mobilização tornou-se uma data nacionalmente conhecida pela população, marcado principalmente pela importância da adesão à vacinação e a captação do maior número de pessoas em um curto espaço de tempo. Neste sentido, a população trabalhadora é fortemente impactada, pois usualmente não consegue buscar as unidades de saúde nos horários tradicionais de funcionamento. O próximo sábado será um dia de chamamento da população para buscar as unidades e pontos estratégicos de vacinação dos municípios, munidos da caderneta de vacina para registrar a sua proteção anual contra a gripe", explica a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa.
Para realização da estratégia, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) já encaminhou 2.248.960 doses do imunizante que protege contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, para os municípios. A meta é vacinar, pelo menos, 90% desses públicos.
Demais grupos populacionais (listagem abaixo), como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, etc., também continuarão a receber o imunizante.
A influenza é uma das doenças de impacto respiratório que pode debilitar a saúde de grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. No estado, o período sazonal para ocorrência maior de casos envolvendo vírus respiratórios ocorre entre os meses de março e agosto. Esse fenômeno está relacionado a diversos fatores, como condições climáticas, alta umidade e mutações virais, proporcionando o aumento da transmissibilidade.
“A vacinação contra influenza é uma oportunidade para proteger os extremos etários, crianças e idosos, principalmente nesse período de sazonalidade dos vírus respiratórios. A vacinação diminui o risco de gravidade e internação, além do risco de óbito pela doença. Conclamamos os municípios que realizem a vacinação segura, respeitando as boas práticas, aproveitando a oportunidade da vacinação conjunta com a Covid-19, diminuindo as barreiras. Além disso, pedimos às famílias que façam adesão à vacinação que ela é segura e eficaz”, destacou Magda Costa.
Até a Semana Epidemiológica (SE) 18 de 2025 (29/12/2024 a 03/05/2025), foram contabilizados 54 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocada pelo vírus da influenza em Pernambuco. Deste quantitativo, 19 casos foram confirmados na população formada por crianças menores de 6 anos e 23 em idosos.
Puérperas / Povos indígenas / Quilombolas / Pessoas em Situação de Rua / Trabalhadores da Saúde / Professores do ensino básico e superior / Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento / Profissionais das Forças Armadas / Pessoas com deficiência permanente / Caminhoneiros / Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso / Trabalhadores Portuários / Trabalhadores dos Correios / População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas / Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
4
20:18, 23 Mai
26
°c
Fonte: OpenWeather
Com investimento total de R$ 11,5 milhões, o projeto marca mais um avanço do programa Morar Bem PE.
Durante a solenidade, a gestora destacou a importância do investimento do Polo Automotivo Jeep para a economia do Estado e pontuou as ações da gestão estadual.
O empreendimento vai beneficiar 64 famílias em situação de vulnerabilidade social e será executado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.
mais notícias
+