14 de dezembro de 2024 às 16:56 - Atualizado às 17:23
Visando a prevenção contra a Dengue no país, a ministra da Saúde, Nísia Trindade alertou a população sobre os cuidados contra a doença. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Visando a prevenção contra a Dengue no país, a ministra da Saúde, Nísia Trindade alertou a população sobre os cuidados de todos e esforço no próximo verão.
A mensagem da foi dada na manhã deste sábado, 14 de dezembro, na mobilização do Dia D contra a Dengue, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro.
"Cada um de nós tem responsabilidades, 75% dos focos se encontram nas nossas casas ou no entorno das nossas casas. [É preciso] conversar com as comunidades, alertar sobre como se proteger em relação à dengue", disse a ministra, que agradeceu aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo esforço diário contra a doença.
Nísia explicou, ainda, que a previsão de como vai ser a incidência da dengue no próximo verão está em constante estudo pelas autoridades sanitárias.
"O que temos neste momento é a clareza de que quanto mais fizermos agora, mais reduziremos os casos. Que teremos muitos casos de dengue [no próximo verão], provavelmente teremos por temperaturas altas e chuvas. Mas o grande esforço agora é reduzir ao máximo [os casos]", afirmou.
Leia Também
"Temos indicativos de uma provável concentração maior de casos nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Isso tem a ver com falta de exposição [em anos anteriores] a alguns sorotipos da dengue. Lembrando que também estamos controlando a zika e chikungunha [transmitidas pelo mesmo mosquito]", acrescentou
A dengue é uma doença causada por um vírus transportado por mosquitos como o Aedes aegypti, que se reproduz depositando ovos em água parada.
A mobilização busca conscientizar a população e os agentes públicos a reduzirem os locais disponíveis para essa procriação, por meio de medidas simples como tampar caixas d'água, limpar calhas e fechar bem sacos de lixo.
4
10:38, 27 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Após três dias de velório aberto, foi celebrado na manhã deste sábado, 26 de abril, a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali.
A celebração eucarística acontece no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio.
O profissional da comunicação respondeu, por anos, a um processo contra o cientista político Antônio Lavareda.
mais notícias
+