Pernambuco, 30 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-funcionário do padre Airton Freire, acusado de estupro, vai responder ao processo em liberdade

Uma denúncia do MPPE aponta que o acusado - juntamente com o padre -, teria estuprado uma mulher na Fazenda Malhada, em Buíque.

Jameson Ramos

03 de maio de 2025 às 09:07   - Atualizado às 09:07

Padre Airton Freire.

Padre Airton Freire. Foto: Divulgação

Landelino Rodrigues de Costa Filho, ex-funcionário do padre Airton Costa Freire, acusado de estupro de vulnerável, vai responder ao processo em liberdade após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conceder o habeas corpus. A decisão de soltá-lo foi da 2ª Turma da 1ª Câmara Regional de Caruaru, no Agreste pernambucano.

O suspeito trabalhou como técnico audiovisual da Fundação Terra, instituição fundada pelo padre Airton.

Landelino estava preso preventivamente desde o dia 27 de julho de 2023. Uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aponta que o acusado - juntamente com o padre Airton Freire -, teria estuprado uma mulher na Fazenda Malhada, em Buíque, no Sertão de Pernambuco, em 2020.

Relembre o caso

O padre Airton Freire, da Fundação Terra, foi preso em julho de 2023, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusa o sacerdote de participar de um estupro sobre o qual denunciou ter sido vítima, em agosto de 2022. 

Veja Também

Em maio de 2023, ela foi ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso. 

Duas denúncias de estupro e outros crimes sexuais contra o padre Airton Freire e funcionários na Fundação Terra foram acolhidas pela Justiça. Como resultado, eles passaram à condição de réus e enfrentam um processo judicial. 

O líder religioso está em prisão domiciliar desde 2023, após determinação do TJPE. No julgamento para conceder a prisão domiciliar a Airton, o advogado alegou que o sacerdote é inocente, sofre severos problemas de saúde e é alvo de falsas acusações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:50, 30 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Ailton
Mudanças

Assembleia de Deus em Pernambuco altera horário de cultos e registra aumento de público; saiba mais

Após sucesso no Templo Central, outras congregações também irão antecipa celebrações dominicais para as 18h visando segurança e comodidade.

Convênio garante custeio integral do curso para profissionais registrados; inscrições para o Teste ANPAD, pré-requisito obrigatório, terminam em abril.
Oportunidades

CRA-PE e UFPE oferecem mestrado gratuito em Gestão Pública para administradores

Convênio garante custeio integral do curso para profissionais registrados; inscrições para o Teste ANPAD, pré-requisito obrigatório, terminam em abril.

Lula e Camilo
Paralisação

Educação Federal: Greve de técnicos chega a 50 instituições e pressiona governo Lula

Movimento nacional rejeita reajuste de R$ 17 no vale-alimentação e cobra cumprimento de acordos de 2024; paralisação ganha adesões diariamente.

mais notícias

+

Newsletter