Oportunidade para jovens e pessoas com mais de 50 anos Foto:Carrefour/Divulgação
A Escola Social do Varejo (ESV), programa de formação gratuita em varejo fruto da parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e o Instituto Aliança, chega à sua terceira turma com uma novidade: agora, além de jovens entre 17 e 29 anos, pessoas entre 50 e 65 anos também poderão se inscrever. O programa, que tem como objetivo oferecer 750 vagas divididas em três turmas ao longo de todo o ano, atua nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. A última turma de 2025 conta com 250 vagas divididas entre os estados e está prevista para iniciar em 21 de outubro.
Totalmente gratuito e financiado pelo Grupo Carrefour Brasil, o programa existe desde 2010 e já formou mais de 12.700 jovens no país, preparando-os para o mercado de trabalho com foco no setor varejista. No Ceará, são 83 vagas abertas para cada turma. Atualmente, o curso é oferecido em modelo EAD (ensino à distância), com atividades e dois encontros presenciais na região metropolitana de Fortaleza. A formação terá 150 horas de duração, abordando os temas de desenvolvimento pessoal e social, contexto das relações do trabalho, tecnologia da informação e comunicação e atividades extras como vivência em lojas do Grupo Carrefour e aulas com funcionários de diversas áreas do negócio.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 17 e 29 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Já o público 50+ deve ter entre 50 e 65 anos, ter o Ensino Médio completo, renda familiar de até três salários mínimos, disponibilidade de um turno e o desejo de atuar dentro do varejo. Os selecionados recebem suporte para conectividade para uso durante o curso e benefícios como auxílio-transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais.
Durante o programa, participantes da ESV recebem apoio e orientação na busca por oportunidades de emprego, sendo o alto índice de inserção no mercado de trabalho um de seus maiores atrativos. O certificado de conclusão do curso de extensão é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A iniciativa complementa outros programas do Grupo Carrefour Brasil na luta para a redução das desigualdades sociais pelo fomento à geração de renda e empregabilidade. “Como o maior varejista alimentar do país, entendemos e assumimos a responsabilidade de contribuir para a transformação da sociedade por meio de projetos como a Escola Social do Varejo, que atuam na redução das desigualdades e trazem oportunidades de desenvolvimento profissional, crescimento e autonomia para jovens que estão iniciando suas trajetórias profissionais”, afirma Julia Santos, gerente de investimento social do Grupo Carrefour Brasil.
Processo Seletivo
Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online para o núcleo do estado de interesse, disponível no Link
Após o preenchimento, basta aguardar a publicação da lista de selecionados, que será amplamente divulgada nos canais de comunicação do Grupo Carrefour Brasil e do Instituto Aliança no Facebook e Instagram.
Os jovens que atenderem aos critérios de admissão são incluídos em grupos de WhatsApp de cada estado e recebem informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online com a equipe de educadores e coordenadores da ESV e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos pessoais e gerais.
Documentação para matrícula
Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou, título de eleitor, foto 3x4, carteira de trabalho, PIS/NIS e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.
2
3
4
02:42, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.
Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.
mais notícias
+