Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereador Eduardo Moura faz live no Calçadão de Boa Viagem e aponta que cartão-postal foi esquecido

A iniciativa ocorreu em pleno Dia Mundial do Turismo onde a expôs a orla da cidade passa por obras.

Fernanda Diniz

28 de setembro de 2025 às 09:11   - Atualizado às 09:21

Vereador Eduardo Moura faz live no Calçadão de Boa Viagem.

Vereador Eduardo Moura faz live no Calçadão de Boa Viagem. Foto: Reprodução/Redes sociais

No Dia Mundial do Turismo, o vereador Eduardo Moura (Novo) realizou uma live que expôs, sem filtros, o estado da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Longe das propagandas que tentam mostrar uma cidade organizada e acolhedora, o que se viu durante a transmissão foi o Recife de Verdade: um calçadão com vários pontos às escurar, com cheiro de esgoto, banheiros fechados e poucos atrativos para turistas e moradores.

Durante o percurso, Moura visitou pontos críticos como o Quiosque 45, sobrevivendo à ausência total de investimentos.

A escada que dá acesso à faixa de areia está quebrada, há marcas de chorume nas pedras do calçamento, além da falta de iluminação na orla.

No quiosque de Sandro, alvo de diversos arrombamentos, a insegurança é tanta que funciona com segurança privada.

Veja Também

O comerciante, que trabalha há 20 anos no local, desabafou sobre a espera por dias melhores. Mais adiante, no quiosque da tapioca, em frente ao Hotel Atlantic Plaza — referência por hospedar autoridades, artistas nacionais e internacionais, seleções de futebol e presidentes do Brasil e outros paises — tenta resistir sem apoio algum da prefeitura do Recife. Ao redor, calçadas e uma completa ausência de ambiente atrativo para turistas.

Os banheiros públicos também foram flagrados por estarem fechados e, alguns permanecem sem ligação com a rede de esgoto.

A transmissão ao vivo do parlamentar, também mostrou moradores de rua dormindo no chão, cobertos com papelão, retrato do drama social que se soma ao descaso da gestão municipal.

Internautas também não pouparam críticas: “Mil vezes melhor a orla de João Pessoa”, comentou uma espectadora; “Maceió dá de 10 a zero a Recife”, acrescentou outro internauta.

Na pracinha de Boa Viagem, considerada o coração do Recife, o abandono se mantém. Sujeira, flanelinhas controlando vagas, uso inadequado e clandestino de cones, além da ausência de agentes de trânsito reforçam o cenário de descaso. Barranqueiros relataram a Moura a falta de apoio da atual gestão e criticaram duramente a Secretaria de Mobilidade.

“O fiscal manda a gente colocar as cadeiras na areia às sete da manhã, mas a gente depende da maré”, contou um trabalhador.

Para Eduardo Moura, a mensagem no Dia Mundial do Turismo é clara: Boa Viagem precisa de atenção e cuidado.

“O turismo só existe se houver condições reais para atrair visitantes e investimentos. Sem ação imediata, o cartão-postal do Recife continuará abandonado”, afirmou o vereador.

Confira live do vereador: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:35, 15 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula da Silva (PT).
Desaprovação

Genial/Quaest: Lula tem 55% de rejeição e lidera índice entre pré-candidatos à Presidência

Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.

Primeiro turno.
Disputa

Genial/Quaest: Lula tem 37% e Flávio Bolsonaro 32% no primeiro turno das eleições 2026

Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.

Lula afirma que Brasil não precisa de escolas cívico militares.
Opinião

Lula afirma que Brasil não precisa de escolas cívico-militares

O presidente destacou que o aluno que quiser se preparar militarmente deve estudar a mesma coisa que todos os brasileiros estudam.

mais notícias

+

Newsletter