Segundo Trump, a operação teria sido conduzida em conjunto com forças de segurança dos EUA. O chefe da Casa Branca não informou o destino de Maduro nem de sua esposa.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela e Donald Trump, chefe da Casa Branca. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, afirmou neste sábado, 3 de janeiro, por meio de uma rede social, que forças americanas realizaram um ataque de grande escala na Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro.
Segundo Trump, a operação teria sido conduzida em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos. O chefe da Casa Branca não informou o destino de Maduro nem de sua esposa.
"Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, foi capturado e levado para fora do país juntamente com sua esposa. Esta operação foi realizada em conjunto com as forças policiais dos EUA. Mais detalhes em breve. Haverá uma coletiva de imprensa hoje, às 11h, em Mar-a-Lago. Obrigado pela atenção! Presidente Donald J. Trump", escreveu o presidente americano em uma rede social.
Diante da declaração, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que não tem informações sobre o paradeiro de Maduro e cobrou do governo americano a apresentação de uma prova de vida do presidente venezuelano.
Ainda na madrugada deste sábado, uma série de explosões foi registrada em Caracas, capital do país. De acordo com a agência Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas em um intervalo de cerca de 30 minutos. Moradores de diferentes bairros relataram tremores, ruídos de aeronaves e correria nas ruas.
Parte da capital venezuelana ficou sem fornecimento de energia elétrica, principalmente em áreas próximas à base aérea de La Carlota, localizada no sul de Caracas. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram colunas de fumaça saindo de instalações militares e aeronaves sobrevoando a cidade em baixa altitude.
Até o momento, não há confirmação oficial independente sobre a captura de Nicolás Maduro nem detalhes sobre a autoria das explosões. As autoridades venezuelanas não divulgaram um posicionamento completo sobre os episódios, e a situação segue em apuração por veículos internacionais.
3
16:04, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+