Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sem Bolsonaro, Michelle é o nome mais forte contra Lula nas eleições de 2026, mostra pesquisa

Os dados são do novo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira, 18 de fevereiro.

Fernanda Diniz

18 de fevereiro de 2025 às 15:38   - Atualizado às 15:59

Michelle e Bolsonaro.

Michelle e Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR.

Foi divulgado nesta terça-feira, 18 de fevereiro, uma nova pesquisa que mostra as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. O Paraná Pesquisas foi o responsável por fazer o levantamento e divulgar os dados. 

Na pesquisa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empata tecnicamente com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno.

Entre Lula e Michelle, a ex-primeira-dama tem 42,9% e Lula, 40,5%. Os dois empatam tecnicamente dentro da margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais. Votos nulos e brancos são 12,4%, e 4,2% não souberam responder.

O Paraná Pesquisas realizou 2.010 entrevistas em todas as unidades da federação entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025 O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo PL, partido do ex-presidente.

Cenários de primeiro turno

Em um dos cenários de pesquisa estimulada para o primeiro turno, Bolsonaro tem com 36% das intenções de voto, numericamente à frente de Lula, com 33,8%. O cenário é de empate técnico, dentro da margem de erro.

Veja Também

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7,7% e o cantor Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), têm 2,7% cada. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi citado por 1,1%, enquanto 6,8% pretendem anular o voto diante dessas opções e 4,1% não souberam responder

Em um cenário sem Jair Bolsonaro, Lula tem 34,1%, liderando contra a segunda colocada, Michelle Bolsonaro, com 27,2%. Nesse panorama, Ciro tem 9%, Gusttavo Lima, 8,7%, Caiado, 4,7%, Leite, 3,1% e Barbalho, 1,3%. Votos brancos e nulos são 7,6% e 4,4% não responderam.

A mulher de Jair Bolsonaro é a opção de voto com o maior índice de menções nos cenários sem a presença do ex-presidente.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas aos entrevistados as opções de voto, Lula lidera numericamente, com 19%, mas está em empate técnico com Bolsonaro, que figura com 17,6%.

A soma de outros nomes equivale a 5,3%. Na espontânea, são 52% os que ainda não sabem em quem vão votar na próxima eleição. Outros 6,2% dizem que anularão o voto.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:10, 15 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Montante de dinheiro.
Sugestão

Governo Lula propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027

O valor consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do próximo ano, enviado nesta quarta-feira (15) ao Congresso Nacional.

Luis Roberto, narrador esportivo da tv globo
Prevenção

Câncer diagnosticado em narrador da globo é o terceiro mais comum no Brasil; especialmente em homens

80% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Benefício

INSS libera consulta à antecipação do 13º para aposentados e pensionistas; confira

As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário.

mais notícias

+

Newsletter