Michelle e Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR.
Foi divulgado nesta terça-feira, 18 de fevereiro, uma nova pesquisa que mostra as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. O Paraná Pesquisas foi o responsável por fazer o levantamento e divulgar os dados.
Na pesquisa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empata tecnicamente com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno.
Entre Lula e Michelle, a ex-primeira-dama tem 42,9% e Lula, 40,5%. Os dois empatam tecnicamente dentro da margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais. Votos nulos e brancos são 12,4%, e 4,2% não souberam responder.
O Paraná Pesquisas realizou 2.010 entrevistas em todas as unidades da federação entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025 O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo PL, partido do ex-presidente.
Em um dos cenários de pesquisa estimulada para o primeiro turno, Bolsonaro tem com 36% das intenções de voto, numericamente à frente de Lula, com 33,8%. O cenário é de empate técnico, dentro da margem de erro.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7,7% e o cantor Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), têm 2,7% cada. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi citado por 1,1%, enquanto 6,8% pretendem anular o voto diante dessas opções e 4,1% não souberam responder
Em um cenário sem Jair Bolsonaro, Lula tem 34,1%, liderando contra a segunda colocada, Michelle Bolsonaro, com 27,2%. Nesse panorama, Ciro tem 9%, Gusttavo Lima, 8,7%, Caiado, 4,7%, Leite, 3,1% e Barbalho, 1,3%. Votos brancos e nulos são 7,6% e 4,4% não responderam.
A mulher de Jair Bolsonaro é a opção de voto com o maior índice de menções nos cenários sem a presença do ex-presidente.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas aos entrevistados as opções de voto, Lula lidera numericamente, com 19%, mas está em empate técnico com Bolsonaro, que figura com 17,6%.
A soma de outros nomes equivale a 5,3%. Na espontânea, são 52% os que ainda não sabem em quem vão votar na próxima eleição. Outros 6,2% dizem que anularão o voto.
1
2
3
02:16, 17 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Com histórico de saúde considerado frágil, o ex-presidente tem direito a acompanhamento médico, sessões de fisioterapia e autorização para transferência a uma unidade hospitalar em caso de urgência.
Segundo o levantamento, são mais de 56 mil profissionais, comparados com os 38 mil registrados em 2023 e 42 mil, em 2024.
A data é móvel e varia a cada ano, pois depende do calendário litúrgico cristão, que por sua vez é definido a partir do cálculo da Páscoa.
mais notícias
+