Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SDS aponta queda em roubo a ônibus de 34,78% em abril na comparação no mesmo período de 2024

Os dados preliminares de maio também são positivos e indicam que essa tendência de redução continua: a comparação com o ano passado aponta uma queda de 8,33%.

25 de maio de 2025 às 13:26   - Atualizado às 13:59

SDS aponta queda em roubo a ônibus de 34,78% em abril na comparação no mesmo período de 2024

SDS aponta queda em roubo a ônibus de 34,78% em abril na comparação no mesmo período de 2024 Foto: Divulgação/PMPE

O roubo a ônibus vem registrando queda em Pernambuco, reflexo das ações integradas de segurança pública implementadas nos últimos meses. Em abril deste ano, o número de ocorrências desse tipo de crime caiu 34,78% em relação ao mesmo período de 2024. Das 570 mil viagens realizadas por mês pelo Sistema de Transporte Metropolitano, 46 registros de roubos a ônibus ocorreram em abril do ano passado, caindo para 30 ocorrências no mesmo período deste ano.

Os dados preliminares de maio também são positivos e indicam que essa tendência de redução continua: a comparação com o ano passado aponta uma queda de 8,33%. Os resultados são consequência de um trabalho focado e articulado entre inteligência, presença ostensiva e operações especiais.

Essa retração também é percebida quando se analisam os números anuais: em 2023, foram registrados 596 casos de roubo a coletivos; em 2024, o total caiu para 555, o que representa uma redução de 6,88%. As estatísticas são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, responsável por consolidar e divulgar os dados todo dia 15, sempre referentes ao mês anterior.

Parte fundamental desses avanços se deve à Operação Transporte Seguro. Entre os dias 1º de abril e 21 de maio, foram registradas 22 ocorrências, com a apreensão de 15 armas brancas, 15 celulares, 3 simulacros e 6 munições, além de 17 prisões em flagrante. O balanço é dos últimos 51 dias consecutivos de ações preventivas e repressivas em ônibus e terminais da Região Metropolitana do Recife.

A atuação da PMPE inclui patrulhamento embarcado, abordagens estratégicas, presença ostensiva e inteligência policial para o mapeamento de áreas críticas. Nos fins de semana, feriados e dias de jogos, a Operação Medina entra em ação para conter crimes como a depredação de veículos e a prática do chamado “surf em ônibus”, atitudes que colocam em risco a vida dos passageiros e causam prejuízos ao sistema de transporte.

Além disso, a Força-Tarefa Coletivos realiza uma leitura detalhada dos padrões de crime, identificando horários e locais de maior vulnerabilidade. Isso permite que os agentes atuem com mais precisão, localizando com rapidez grupos ou indivíduos envolvidos nos delitos. A Secretaria de Defesa Social destaca que as estratégias seguem sendo monitoradas e ajustadas conforme o comportamento da criminalidade, sempre com o objetivo de garantir um transporte público mais seguro e eficiente para todos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:34, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter