Governadora Raquel Lyra e policiais militares de Pernambuco Foto: Hesíodo Góes/ Secom
Pernambuco completou, em abril de 2025, 12 meses consecutivos de queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs).
O dado histórico consolida um ano inteiro de retração nos homicídios, com destaque para o próprio mês de abril, que registrou 252 casos, ou seja, uma redução de 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Sob a atual gestão, no quadrimestre, o Estado contabilizou 1.108 vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI).
A taxa de MVI por 100 mil habitantes, nos últimos 12 meses, está em 34,05, o menor índice atingido em toda a série histórica, iniciada em 2004.
O mês de abril também destaca-se no enfrentamento aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Foram 3.478 ocorrências registradas, superando inclusive o recorde anterior, que era de abril de 2024 com 3.921 registros, o equivalente a uma redução de 11,3%.
A marca reforça o impacto das ações de segurança pública direcionadas pelo Juntos pela Segurança.
“Esse resultado é fruto de planejamento, investimento em inteligência e da dedicação das forças de segurança, que vêm atuando com firmeza na prevenção e repressão ao crime. Os números mostram que o programa Juntos Pela Segurança está no caminho certo. É com base neles que calibramos e aperfeiçoamos nossas ações. Mas enquanto houver uma única vítima de violência em Pernambuco, ainda teremos trabalho a fazer. Nossa missão é salvar vidas e garantir dignidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho.
A produtividade policial em 2025 também reflete o esforço do Governo no enfrentamento à violência.
Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas mais de 10 mil conduções por flagrante, sendo 2.572 por violência doméstica e 2.063 por tráfico de entorpecentes. Também foram apreendidas quase 2 mil armas no período.
“A resposta do Governo está nas ruas, com presença efetiva das polícias e ações integradas que vêm dando resultados consistentes. Pernambuco segue firme no caminho da redução da violência e da proteção à vida”, destacou o gestor.
1
2
3
11:38, 16 Jul
28
°c
Fonte: OpenWeather
Após as celebrações religiosas, estão previstos dois shows no palco montado no Pátio do Carmo. Às 19h30, tem show do padre Damião Silva. Às 21h, Armando Cavalcanti.
"É com imensa alegria e orgulho que vemos o reconhecimento do trabalho incansável de nossos educadores", disse o prefeito Sérgio Colin.
Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.
mais notícias
+