Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco completa 12 meses consecutivos de queda nos homicídios, diz SDS

Segundo o órgão, esse também é o melhor abril da história no combate aos crimes patrimoniais no estado.

Ricardo Lélis

15 de maio de 2025 às 20:08   - Atualizado às 20:35

Governadora Raquel Lyra e policiais militares de Pernambuco

Governadora Raquel Lyra e policiais militares de Pernambuco Foto: Hesíodo Góes/ Secom

Pernambuco completou, em abril de 2025, 12 meses consecutivos de queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs).

O dado histórico consolida um ano inteiro de retração nos homicídios, com destaque para o próprio mês de abril, que registrou 252 casos, ou seja, uma redução de 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sob a atual gestão, no quadrimestre, o Estado contabilizou 1.108 vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI).

A taxa de MVI por 100 mil habitantes, nos últimos 12 meses, está em 34,05, o menor índice atingido em toda a série histórica, iniciada em 2004. 

O mês de abril também destaca-se no enfrentamento aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Foram 3.478 ocorrências registradas, superando inclusive o recorde anterior, que era de abril de 2024 com 3.921 registros, o equivalente a uma redução de 11,3%.

Veja Também

A marca reforça o impacto das ações de segurança pública direcionadas pelo Juntos pela Segurança.

“Esse resultado é fruto de planejamento, investimento em inteligência e da dedicação das forças de segurança, que vêm atuando com firmeza na prevenção e repressão ao crime. Os números mostram que o programa Juntos Pela Segurança está no caminho certo. É com base neles que calibramos e aperfeiçoamos nossas ações. Mas enquanto houver uma única vítima de violência em Pernambuco, ainda teremos trabalho a fazer. Nossa missão é salvar vidas e garantir dignidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho.

A produtividade policial em 2025 também reflete o esforço do Governo no enfrentamento à violência.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas mais de 10 mil conduções por flagrante, sendo 2.572 por violência doméstica e 2.063 por tráfico de entorpecentes. Também foram apreendidas quase 2 mil armas no período.

“A resposta do Governo está nas ruas, com presença efetiva das polícias e ações integradas que vêm dando resultados consistentes. Pernambuco segue firme no caminho da redução da violência e da proteção à vida”, destacou o gestor.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:58, 08 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alcides Cardoso
Retorno

Alcides Cardoso volta à Câmara do Recife após eleição de vereadores do PL para deputados

Ex-líder da oposição reassume mandato em 2027 após ficar na suplência nas eleições municipais de 2024.

Idosa é resgatada de helicóptero.
Resgate

Idosa de 70 anos vítima de atropelamento é transferida de helicóptero para o Recife

Paciente estava internada em Palmares com traumatismo craniano e trauma no ventre e foi levada ao Hospital da Restauração.

Câmara Municipal do Recife
Bastidores

Eleições 2026: cinco vereadores do Recife deixarão Câmara Municipal após serem eleitos deputados; veja quem assume

Com a saída dos parlamentares para assumir os novos cargos, suplentes que ficaram nas primeiras posições das respectivas chapas devem passar a ocupar as vagas de forma definitiva.

mais notícias

+

Newsletter