Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PSOL pede prisão de Ramagem após suposta fuga do deputado para Miami; entenda

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.

Ricardo Lélis

20 de novembro de 2025 às 10:35   - Atualizado às 10:35

Deputado federal Alexandre Ramagem.

Deputado federal Alexandre Ramagem. Foto: Câmara dos Deputados.

Deputados federais da bancada do PSOL-RJ informaram nesta quinta-feira (19) que pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decretação da prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). 

A medida foi tomada após o site PlatôBR divulgar que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos. Mais cedo, ele foi filmado pela equipe do site enquanto entrava em um condomínio da cidade norte-americana.

Segundo os parlamentares, "tudo indica" que Ramagem fugiu do Brasil. A prisão foi solicitada pelos deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone. 

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.

Durante a investigação, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.

Veja Também

A suposta fuga do deputado ocorre no momento em que se aproxima o fim da tramitação do processo e a execução das penas do deputado e dos demais réus, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Na semana passada, os réus do Núcleo 1 tiveram os recursos contra a condenação negados pela Primeira Turma da Corte.

Com a decisão, as defesas devem protocolar nos próximos dias os últimos recursos para evitar o cumprimento imediato das condenações. 

A defesa de Ramagem informou que não vai se pronunciar.

Agência Brasil

Ramagem condenado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal fixou, em setembro deste ano, a pena do deputado federal Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em 16 anos e um mês e 15 dias, em regime inicial fechado. Também foi determinado a perda de mandato.

O relator Alexandre de Moraes havia votado por impor 17 anos de prisão ao parlamentar. O cálculo foi reajustado após sugestão da decana Cármen Lúcia.

O relator, Alexandre de Moraes, votou por fixar a pena na seguinte forma:

  • Organização criminosa - 5 anos e 50 dias multa (um salário mínimo);
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - 4 anos 3 meses e 15 dias;
  • Golpe de Estado - 7 anos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:49, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump com o Presidente Lula.
Agenda

Lula viaja aos EUA para reunião com Trump em Washington na próxima quinta (7)

A expectativa é que o encontro aborde temas econômicos, incluindo tarifas de importação e a retomada de parcerias comerciais, além de questões geopolíticas, como a Venezuela.

Raquel Lyra e João Campos lado a lado
Eleições 2026

Pernambuco terá duas novas pesquisas para Governo e Senado divulgadas nesta semana; saiba mais

Levantamentos dos institutos Veritá e DataTrends trazem dados atualizados sobre a sucessão estadual e a disputa pelas cadeiras no Senado Federal.

Jair Bolsonaro.
Boletim

Bolsonaro recebe alta após cirurgia no ombro e retorna a prisão docimiliar

Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira, 1º de maio. A operação ocorreu sem intercorrências e o ex-presidente apresentou boa evolução clínica. 

mais notícias

+

Newsletter