Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PSD de Raquel Lyra recebe prefeito de Bom Jardim, Janjão, que decide deixar União Brasil

A filiação do gestor municipal reeleito reforça a estratégia do partido de ampliar sua base no estado, especialmente no interior, visando a eleição do próximo ano.

17 de março de 2025 às 14:44   - Atualizado às 15:46

PSD de Raquel Lyra recebe prefeito de Bom Jardim, Janjão, que decide deixar União Brasil

PSD de Raquel Lyra recebe prefeito de Bom Jardim, Janjão, que decide deixar União Brasil Foto: Divulgação/PSD-PE

O prefeito reeleito de Bom Jardim, Janjão, oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). Com a mudança, ele se torna o terceiro gestor municipal a integrar a legenda em Pernambuco desde a chegada da governadora Raquel Lyra.

A adesão de Janjão ao PSD reforça a estratégia do partido de ampliar sua base no estado, especialmente no interior, visando a eleição do próximo ano. O movimento também fortalece o grupo político da governadora, que busca consolidar alianças e garantir apoio de lideranças locais para projetos de sua gestão.

Além de Janjão, diversos prefeitos deverão seguir o mesmo caminho nos próximos meses, fortalecendo ainda mais a presença da legenda no cenário político pernambucano e consolidando o PSD como uma das principais forças partidárias no estado.

Com a chegada de Janjão, o novo partido da governadora agora soma três prefeitos que trocaram de sigla para se juntar a gestora estadual. Dos três, dois eram do PSB, partido de João Campos, principal nome para o pleito ao Palácio do Campo das Princesas em 2026.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PSD soma com prefeitos

O PSB já sofreu duas baixas entre os prefeitos que elegeu no pleito de 2024, após Raquel Lyra ter se filiado ao PSD. No dia 12 de fevereiro, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, deixou os socialistas pelo MDB.

No mesmo ato em que a governadora mudou do PSDB e assumiu a presidência estadual do PSD, na segunda-feira passada (10), no Recife, o prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, assinou sua ficha de filiação também no PSD. Com as perdas, o partido de João Campos cai de 31 para 29 prefeitos.

Veja Também

Com a chegada de Gilberto ao PSD a base da governadora se reforça no Sertão. Raquel Lyra perdeu para Marília Arraes, na cidade, no segundo turno das eleições de 2022. O prefeito Ribeiro foi eleito com 62,6% dos votos e no que vem, Raquel passará a contar com o força da máquina municipal ao seu lado.

“Foi com grande honra e entusiasmo que estive presente, a convite do Partido Social Democrático (PSD), no ato de filiação da governadora Raquel Lyra. Este evento, que contou com a presença do presidente nacional do Partido, Gilberto Kassab, marca não apenas um momento significativo na política pernambucana, mas também uma nova fase de fortalecimento e renovação para o Brasil”, disse Gilberto Ribeiro, através de nota enviada à imprensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:39, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter