Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Leão XIV é o novo líder da Igreja Católica; cardeal americano tem 69 anos

O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu nesta quinta-feira o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano.

Isabella Lopes

08 de maio de 2025 às 14:25   - Atualizado às 16:02

Papa Leão XIV.

Papa Leão XIV. Foto: Divulgação/Vaticano News

O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu nesta quinta-feira o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo

O nome do cardeal Robert Prevost, de 69 anos, ganhou força no conclave que tem início nesta quarta-feira, 7 de maio, para escolher o novo papa.

Embora especialistas considerassem pouco provável - por questões geopolíticas - a eleição de um norte-americano para o comando da Igreja Católica, Prevost era visto como o candidato mais viável entre os dez cardeais da mesma nacionalidade, que estão entre os 133 eleitores a compor o conclave.

Seu perfil visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas, pode vir a calhar em um momento em que a igreja se encontra dividida.

Ao mesmo tempo, Prevost tem projeção global e ocupa um dos cargos mais influentes da Santa Sé: o de prefeito do Dicastério para os Bispos, que aconselha o papa sobre a nomeação de líderes da igreja, ao qual foi nomeado em 2023 pelo papa Francisco.

Essa visibilidade pode colocá-lo em vantagem em uma disputa na qual poucos eleitores se conhecem, devido ao grande número de novos cardeais, nomeados no último papado.

Estadão conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:56, 05 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV
Pedido

Papa Leão XIV faz apelo pela paz em mensagem sobre São Francisco de Assis no dia das eleições

Além de homenagear o religioso, Leão XIV aproveitou a ocasião para incentivar a construção da paz e a aproximação entre diferentes povos.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Devoção

"Confiamos nossa Pátria à proteção de Nossa Senhora Aparecida", diz CNBB no primeiro turno das eleições 2026

Entidade publicou mensagem no X (antigo Twitter) neste domingo, 4 de setembro, em meio à polêmica envolvendo a santa e o candidato Flávio Bolsonaro.

Imagem de Santa Teresinha.
Devoção

Dia de Santa Teresinha reúne fiéis em cinco missas e procissão no Recife

Celebrações na capelania da PMPE homenagearam a religiosa francesa conhecida pela "pequena via" e pela promessa de uma "chuva de rosas".

mais notícias

+

Newsletter