Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

OROPOUCHE: Pernambuco tem primeira morte fetal pelo vírus no MUNDO, confirma Ministério da Saúde

As análises estão sendo conduzidas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com acompanhamento da pasta.

Gabriel Alves

03 de agosto de 2024 às 12:45   - Atualizado às 12:45

Mosquito transmissor da Oropouche.

Mosquito transmissor da Oropouche. Mosquito transmissor da Oropouche.

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de óbito fetal causado por transmissão vertical do vírus Oropouche no Estado de Pernambuco. A gestante, de 28 anos, estava na 30ª semana de gestação. A confirmação foi baseada em resultados que descartaram outras hipóteses de diagnóstico e em exames RT-PCR e imunohistoquímico positivos.

Para orientar os estados e municípios, será enviada uma nota técnica detalhando a metodologia de análise laboratorial, vigilância e assistência em saúde. O documento também fornecerá informações sobre medidas de proteção individual para prevenir a doença em gestantes e recém-nascidos com sintomas compatíveis com Oropouche.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Atualmente, oito casos de transmissão vertical de Oropouche estão em investigação, sendo quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre. Entre esses casos, quatro resultaram em óbito fetal e quatro apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia.

As análises estão sendo conduzidas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com acompanhamento do Ministério da Saúde, para determinar a relação entre Oropouche e casos de malformação ou abortamento.

A detecção de casos de Oropouche aumentou no país devido à estratégia do Ministério da Saúde de enviar testes diagnósticos para todos os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), que agora testam para Oropouche em casos negativos para dengue, Zika e chikungunya. Anteriormente, esses testes eram realizados apenas nos estados da região Amazônica.

O Ministério da Saúde está monitorando a situação do Oropouche no Brasil em tempo real por meio da Sala Nacional de Arboviroses. Nos próximos dias, será publicado o Plano Nacional de Enfrentamento às Arboviroses, que incluirá medidas contra dengue, Zika, chikungunya e Oropouche.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:55, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter