Deputado federal Waldemar Oliveira e o prefeito do Recife João Campos. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, a governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), deu posse ao novo secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca. O nome do novo secretário foi indicado pelo partido Avante.
Em entrevista ao Blog Cenário, o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) comentou sobre a saída do partido da base do governo João Campos.
“Nós tínhamos uma aliança com o PSB para a reeleição do prefeito João e ela foi feita, mas não tínhamos qualquer aliança com o PSB para a eleição de Governo do Estado”, disse Waldemar.
Ele afirmou que o Avante cumpriu tudo o que foi prometido à gestão do prefeito, mas que não havia qualquer compromisso para o Governo do Estado.
“Eu acho que tudo que foi prometido ao prefeito foi cumprido pelo Avante. E como eu disse antes, não tinha nem qualquer aliança, qualquer conversa para o Governo do Estado. E a gente entende que o melhor momento para Pernambuco é a continuidade da governadora Raquel Lyra. Não tenho qualquer queixa do prefeito, a relação com ele é muito boa. Desejo muito sucesso a ele na continuidade do seu mandato, espero que ele cumpra o mandato até o final, porque ele vem fazendo um bom mandato”, afirmou.
O parlamentar, que é irmão do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, também fez uma analogia sobre os movimentos políticos.
“Na política ninguém é de ninguém. Essa coisa do voto, ele vai muito e volta, é feito o movimento da maré. A maré enche e seca duas vezes por dia, então eu diria que o deputado Pedro, que é meu amigo, ele tem todo o direito de andar nas minhas bases, assim como eu também tenho de andar nas dele”, completou.
A governadora em exercício Priscila Krause comandou, na manhã desta segunda-feira, 24 de março, a cerimônia de posse de Emmanuel Fernandes, o Manuca, como novo secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco.
A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e, durante o evento, a gestora destacou a importância da pasta para o crescimento econômico do Estado e para a geração de novas oportunidades de trabalho para a população pernambucana.
“Nós já viramos a curva do desemprego no nosso Estado. De janeiro de 2023 até agora, já geramos mais de 110 mil novas vagas formais. Manuca chega e encontra uma casa arrumada, uma secretaria que já ofereceu mais de 30 mil vagas de qualificação e que, de forma pioneira, oferece qualificação para pessoas mais vulneráveis. Criamos o Bora Empreender e o Bora Empreender Mulher, que oferece crédito aos microempreendedores, e temos ações voltadas especialmente para pessoas com deficiência e seus cuidadores que buscam uma oportunidade. Agora é pé no acelerador, para multiplicar aquilo que já estamos fazendo”, afirmou a governadora Priscila Krause.
Na ocasião, Manuca reforçou seu compromisso em trabalhar em prol da população pernambucana.
“Vamos dar continuidade aos projetos que já estão em pauta. Com a nova gestão, queremos aprimorar e dar um incentivo maior a todas essas iniciativas. Temos muito o que aprender, mas temos muito o que oferecer também. Queremos fazer com que os profissionais que foram invisibilizados, como diz a governadora, retornem aos seus locais de trabalho, e que aqueles que nunca tiveram essa chance tenham a sua primeira oportunidade”, disse o agora secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
Presente no evento, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a importância de contar com Manuca na equipe do governo estadual.
“É uma alegria ver mais um sertanejo assumindo um papel de destaque na gestão. Manuca tem competência e experiência para somar e fazer a diferença no desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou o ministro.
O senador Fernando Dueire também ressaltou a experiência do novo secretário.
“Ter um ex-prefeito com uma trajetória de gestão vitoriosa é um grande ativo para o Governo do Estado. Ele conhece de perto a realidade local e tem a capacidade de transformar desafios em oportunidades”, disse.
O deputado federal Waldemar Oliveira, por sua vez, reforçou a confiança na atuação de Manuca.
“Tenho certeza de que ele fará um excelente trabalho à frente da secretaria. Sua competência e dedicação serão fundamentais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento profissional e o empreendedorismo no nosso Estado”, concluiu.
Também presente, o deputado estadual Aglailson Victor comemorou a nomeação.
"Quem conhece Custódia sabe que existe um antes e depois do trabalho de Manuca. Temos certeza que ele vai entregar muito à secretaria e ajudar o Governo de Pernambuco a avançar cada vez mais”, detalhou.
Manuca tem larga experiência na administração pública. Foi prefeito de Custódia, município do Sertão do Moxotó, por dois mandatos (2017-2020 /2021-2024). Também foi vice-prefeito do município e presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú).
Teve como marca da sua gestão um amplo investimento na educação, onde alcançou, em 2023, a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), levando Custódia a ser reconhecida como uma das melhores cidades do país nesta área.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Blog Cenário
2
00:10, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+