Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula já trabalha pela reeleição que é dada como certa pelos seus aliados

O PT e outras alas da esquerda estão atuando para suavizar os impactos negativos da gestão.

Jameson Ramos

29 de abril de 2025 às 09:32   - Atualizado às 09:33

Presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja da Silva.

Presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mesmo com o cenário atual do presidente Lula (PT) não sendo nada favorável para o petista, que enfrenta a queda da sua popularidade, o núcleo mais próximo do líder da esquerda brasileira acredita que ele tem todas as chances de se reeleger em 2026.

No entanto, a reeleição do presidente não deve ser uma tarefa nada fácil, tendo em vista que todas as últimas pesquisas divulgadas recentemente mostram que o governo Lula não tem agradado os brasileiros. 

A pesquisa AtlasIntel divulgada na segunda-feira, 28 de abril, mostra que 50,1% dos brasileiros desaprovam o desempenho do presidente no comando do país. 

O levantamento feito pelo mesmo instituto no dia 1º de abril constatou que a reprovação de Lula chegou a 53,6%. Ou seja, mesmo com tendência de queda, a desaprovação da gestão petista ainda é grande na maioria dos brasileiros.

Este cenário é preocupante para o PT, no entanto, o partido e outras alas da esquerda estão tentando suavizar os impactos negativos da gestão - que também enfrenta a alta do preço dos alimentos -, o calcanhar de Aquiles do governo.

Veja Também

Segundo o Conexão Política, nos bastidores, a sensação predominante é de vitória política nas urnas. O partido acredita que Lula continuará mantendo os apoios políticos necessários para garantir um eleitorado capaz de lhe assegurar a reeleição.

Diante da baixa popularidade, o petista está tentando negociar acordos individuais nos estados com políticos do PP, Republicanos, PSD, União Brasil e MDB. 

No Nordeste, onde Lula ainda mantém um melhor desempenho, as tratativas estão adiantadas. O PT deve apoiar nomes do MDB em Alagoas e no Rio Grande do Norte. No estado alagoano, o petista tenta atrair o PP, liderado pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira. 

Um acordo com o PP do Maranhão, comandada pelo ministro dos Esportes, André Fufuca, já é tido como bem encaminhado. Já na Paraíba, o que se fala é que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) está costurando o apoio do governo federal para que o seu sobrinho e atual vice-governador, Lucas Ribeiro, seja candidato a governador.

Em Pernambuco, Lula deve ter um palanque duplo, com os apoios da governadora Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos. 

Na segunda-feira, 28 de abril, em entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deixou claro que o Republicanos trabalhará na base do presidente e qualquer definição do partido será em acordo com o líder petista.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:11, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter