Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula defende retorno de José Dirceu e ex-dirigentes do PT condenados no Mensalão e Lava Jato

Em seu discurso, Lula citou nominalmente os ex-ministros José Dirceu e José Genoino, além dos ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto.

Fernanda Diniz

05 de agosto de 2025 às 16:44   - Atualizado às 17:34

Lula e José Dirceu.

Lula e José Dirceu. Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no domingo, 3 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o retorno de antigos dirigentes da legenda que foram condenados nos escândalos do Mensalão e da Lava Jato, mas que tiveram suas sentenças anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, Lula citou nominalmente os ex-ministros José Dirceu e José Genoino, além dos ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto.

Disse estar feliz com a presença de Delúbio e Vaccari no evento e considerou importante o retorno de José Dirceu à direção nacional do partido. Também afirmou que Genoino deveria estar de volta à cena política da legenda.

“Eu estou feliz que o companheiro Delúbio esteja presente aqui nesta plenária. Estou feliz, acho que o Vaccari também está aqui nesta plenária. Acho extremamente importante a volta do José Dirceu para a direção nacional do PT. Acho que o companheiro Genoino deveria estar nessa também”, declarou.

Após a fala, a plateia reagiu com gritos de apoio a José Dirceu, que cogita disputar uma vaga de deputado federal em 2026 com apoio de Lula. As condenações dos quatro citados foram anuladas pela Justiça.

Veja Também

Lula também cobrou autocrítica do partido. Disse que o PT não deve se limitar à autocelebração e defendeu o reconhecimento de erros para que não se repitam.

“Quando a gente faz a exaltação do PT é muito bonito porque a gente conquista aplausos. Mas se a gente também não comentar os erros que nós fizemos, a gente pode continuar cometendo esses erros”, afirmou.

José Dirceu, um dos fundadores do PT, assumirá um cargo na nova executiva nacional, agora presidida por Edinho Silva, empossado no mesmo evento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:47, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

João Campos ao lado de aliados
Mobiliza

João Campos comemora chegada de partido nanico sem representantes no Congresso e Alepe

Legenda oficializou apoio à candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco durante convenção estadual realizada nesta terça-feira (4).

Vereadora do PSOL quer tornar Neymar "Persona Non Grata" em Belém.
Proposta

Vereadora do PSOL quer tornar Neymar "Persona Non Grata" em Belém após provocação a jogador do Remo

Torcedora do clube paraense, a parlamentar classificou o comportamento do atacante como "arrogância pura".

Romeu Zema e Eduardo Girão.
Eleições

Zema anuncia Eduardo Girão como vice em chapa presidencial: "pessoa decente e ficha limpa"

A definição ocorreu depois de uma série de conversas entre os dois políticos e integrantes da direção nacional do partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter