Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula escolhe novo ministro das Comunicações após demissão de Juscelino Filho; saiba quem é

O agora ex-ministro pediu desligamento da função após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal.

Jameson Ramos

11 de abril de 2025 às 08:30   - Atualizado às 08:30

Pedro Lucas faz parte da cota do União Brasil.

Pedro Lucas faz parte da cota do União Brasil. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) será o novo ministro das Comunicações, no lugar de Juscelino Filho (União Brasil), que deixou o cargo. 

O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann (PT), após a reunião entre Lula e Pedro Lucas, ocorrida no fim da tarde desta quinta-feira (10), no Palácio da Alvorada, residência oficial.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), além do próprio Juscelino Filho, participaram da conversa. Pedro Lucas é o atual líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, e foi a indicação do partido para a pasta.  

"O União Brasil apresentou o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez um convite também ao líder, para assumir [o cargo]", informou Gleisi a jornalistas no Alvorada.

Segundo a ministra, a nomeação e posse devem ocorrer após o dia 21 de abril, depois dos feriados de Páscoa e Tiradentes, para que Pedro Lucas acerte detalhes da licença no mandato e a indicação de um novo líder da legenda. O União Brasil possui uma das maiores bancadas na Câmara, com 59 deputados.  

Veja Também

A indicação de Pedro Lucas já havia sido sinalizada ainda nesta quarta-feira (9) pelo presidente Lula, durante viagem a Honduras. Na ocasião, ele ressaltou que não está trabalhando com novas substituições na equipe no momento, e que decidirá quando e como elas deverão ocorrer.

O agora ex-ministro Juscelino Filho pediu desligamento da função no dia anterior, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal.

Troca de ministros

Com a saída do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do governo do presidente Lula após a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), é a décima troca de ministros na Esplanada.

Desde o início do governo, em janeiro de 2023, três ministros caíram diante de denúncias. Além de Juscelino, cuja denúncia de corrupção teve origem em uma série de reportagens do Estadão, polêmicas derrubaram Gonçalves Dias (GSI) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:48, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026: confira a agenda dos candidatos à Presidência e os compromissos de campanha previstos para esta semana
Eleições

Flávio Bolsonaro cumpre agenda no Nordeste e Lula permanece em Brasília; confira as agendas dos presidenciáveis

Candidatos à Presidência cumprem agendas nesta terça-feira (25), com viagens, sabatinas, encontros empresariais e atos de campanha.

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que PT ameaça liberdade de expressão e que seu pai é "último obstáculo" contra ditadura no Brasil

Flávio também afirmou que Lula "faz mais mal para o Brasil do que a pandemia". Para justificar a declaração, mencionou o endividamento da população e o aumento dos gastos públicos.

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) e a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
Eleições

Eduardo da Fonte recebe apoio de Pollyanna Abreu, prefeita de Sertânia, para candidatura ao Senado

A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter