Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco abre 36 leitos de pediatria para Srag após uma semana do decreto de emergência

Os novos leitos foram disponibilizados em unidades da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), totalizando 295 leitos pediátricos abertos apenas em 2025.

06 de junho de 2025 às 14:07   - Atualizado às 14:40

Governo de Pernambuco abre 36 leitos de pediatria para Srag após uma semana do decreto de emergência

Governo de Pernambuco abre 36 leitos de pediatria para Srag após uma semana do decreto de emergência Foto: Divulgação

Após uma semana da publicação do decreto de situação de emergência em saúde pública, motivado pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu mais 36 leitos pediátricos para reforçar o enfrentamento dos casos no estado.

Os novos leitos foram disponibilizados em unidades da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), totalizando 295 leitos pediátricos abertos apenas em 2025. Na quinta-feira, 5 de junho, aconteceu mais uma reunião do grupo de acompanhamento do Plano de Contingência da Sazonalidade.

“Fechamos, na semana pós-decreto de emergência, a ampliação de 36 novos leitos, entre leitos de enfermaria e UTI, distribuídos nas regionais de saúde de todo o estado. Hoje, na reunião, observamos que estamos enfrentando um aumento na circulação viral e é necessário reforçar a prevenção e a vacinação contra Covid-19 e Influenza. Além disso, é fundamental que as famílias colaborem: crianças com sintomas gripais não devem ser levadas para a escola, para evitar a transmissão entre colegas. E, no caso de crianças menores de um ano de idade, é essencial evitar ao máximo situações de aglomeração. Essas atitudes são cruciais para que possamos reduzir a circulação viral”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira.

Decreto de Emergência

O Governo de Pernambuco decretou, na última quarta-feira (28/05), situação de emergência em saúde pública por 90 dias, prorrogáveis, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral, especialmente em crianças. A medida foi motivada pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica no estado, o que tem gerado pressão sobre a rede assistencial. O decreto de nº 58.686 foi publicado no Diário Oficial.

Com o decreto, ficam autorizadas ações administrativas emergenciais, conforme a legislação vigente. A SES-PE é a responsável por coordenar os serviços e ações de saúde pública voltados ao enfrentamento da crise, podendo estabelecer diretrizes e expedir normas complementares.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:37, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter