Os novos leitos foram disponibilizados em unidades da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), totalizando 295 leitos pediátricos abertos apenas em 2025.
06 de junho de 2025 às 14:07 - Atualizado às 14:40
Governo de Pernambuco abre 36 leitos de pediatria para Srag após uma semana do decreto de emergência Foto: Divulgação
Após uma semana da publicação do decreto de situação de emergência em saúde pública, motivado pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu mais 36 leitos pediátricos para reforçar o enfrentamento dos casos no estado.
Os novos leitos foram disponibilizados em unidades da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), totalizando 295 leitos pediátricos abertos apenas em 2025. Na quinta-feira, 5 de junho, aconteceu mais uma reunião do grupo de acompanhamento do Plano de Contingência da Sazonalidade.
“Fechamos, na semana pós-decreto de emergência, a ampliação de 36 novos leitos, entre leitos de enfermaria e UTI, distribuídos nas regionais de saúde de todo o estado. Hoje, na reunião, observamos que estamos enfrentando um aumento na circulação viral e é necessário reforçar a prevenção e a vacinação contra Covid-19 e Influenza. Além disso, é fundamental que as famílias colaborem: crianças com sintomas gripais não devem ser levadas para a escola, para evitar a transmissão entre colegas. E, no caso de crianças menores de um ano de idade, é essencial evitar ao máximo situações de aglomeração. Essas atitudes são cruciais para que possamos reduzir a circulação viral”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira.
O Governo de Pernambuco decretou, na última quarta-feira (28/05), situação de emergência em saúde pública por 90 dias, prorrogáveis, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral, especialmente em crianças. A medida foi motivada pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica no estado, o que tem gerado pressão sobre a rede assistencial. O decreto de nº 58.686 foi publicado no Diário Oficial.
Com o decreto, ficam autorizadas ações administrativas emergenciais, conforme a legislação vigente. A SES-PE é a responsável por coordenar os serviços e ações de saúde pública voltados ao enfrentamento da crise, podendo estabelecer diretrizes e expedir normas complementares.
3
4
12:37, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+