Pernambuco, 22 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura volta ao centro do Recife e denuncia abandono: 'Deveria estar repleta de turistas'

Pela segunda vez desde o início do mandato na câmara do Recife, o vereador percorreu ruas e avenidas dos bairros de São José e Santo Antônio.

Fernanda Diniz

03 de dezembro de 2025 às 14:37   - Atualizado às 14:37

Eduardo Moura volta ao centro do Recife.

Eduardo Moura volta ao centro do Recife. Foto: Divulgação

 O vereador Eduardo Moura (Novo) realizou uma fiscalização noturna nessa terça-feira, 2 de dezembro, no centro do Recife.

Pela segunda vez desde o início do mandato na câmara do Recife, o parlamentar percorreu ruas e avenidas dos bairros de São José e Santo Antônio no intuito de mostrar os reais problemas que a população enfrenta, diariamente. Tudo foi exibido ao vivo nas redes sociais, através de live com mais de duas horas de duração.

O ponto de partida foi a Praça Dom Vital, ao lado do tradicional Mercado de São José.

“Muita gente pedia pra gente fazer mais uma live noturna mostrando as mazelas do centro do Recife e estamos aqui pra isso”, disse.

Moura no início da transmissão. De lá, o vereador e o repórter cinematográfico, Madson Lins, percorreram ‘a pé’ vias importantes da cidade, entre elas, Rua das Calçadas, Direita, Concórdia, Marquês do Herval, rua da Palma, avenida Dantas Barreto, além de vários becos.

Em praticamente todas as áreas, o vereador registrou um cenário de abandono completo: muito lixo amontoado, prédios históricos e igrejas sem nenhuma conservação, escuridão, ausência de policiamento e dezenas de famílias em situação de rua.

Veja Também

“Uma área histórica que deveria estar repleta de turistas neste momento está assim: abandonada pela gestão. A pouca iluminação que tem aqui, a maioria vem das lojas. Isso é um absurdo. Tem rua que parece que estamos em um filme de terror de tão escura”, lamenta o vereador, que se queixou do forte odor de urina e esgoto ao caminhar por uma das vias repletas de ratos. 

A sensação de insegurança também foi descrita pelo parlamentar, que sentiu a ausência de policiamento.

“Só depois de 1 hora e 10 minutos de live vimos uma única viatura da polícia militar”, reclamou.

Em um dos trechos, Eduardo Moura flagrou uma obra da Emlurb para substituição de tampas de bueiro (que estavam aparentemente novas) por tampas recém-compradas pela gestão.

“Lá na câmara, tivemos uma votação para troca de tampas de bueiro e eu disse que era um absurdo e votei contra. Eu sabia que ia acontecer isso: vão trocar tampas antigas que estão boas por tampas novas só pra gera dinheiro pra empresa que está fornecendo a tampa. Tem necessidade de substituir essas tampas antigas? Isso chama-se fábrica de dinheiro. Investir na coleta do lixo, na segurança das pessoas, e em tirar os meninos das ruas, não investem”, criticou Moura.

No fim da fiscalização, um novo flagrante; desta vez, no cruzamento da Rua da Dr. José Mariano com a Rua Velha. Por falta de sinalização, um caminhão entrou pela contramão da ponte 6 de Março, e seguiu em direção à curva da Estação Central do Recife quase provocando um acidente.

“E eu ainda tentei avisar. Não aconteceu um acidente agora porque Deus é bom. Cadê a placa de sinalização? Não tem. Essa é a verdade”, concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:40, 22 Abr

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professor em sala de aula
Educação

Prefeituras de Pernambuco abrem 196 vagas exclusivas para Educação; confira oportunidades

Seleções em Surubim, Ipubi e Pedra oferecem oportunidades para professores, auxiliares e profissionais de apoio; salários chegam a R$ 3,8 mil.

Sport x Operário, pelo Brasileiro sub-20, será realizado em Goiana.
Definido

Sport x Operário, pela Série B Sub-20, será em Goiana, no José Dionísio do Carmo

A ideia do clube é aproximar cada vez mais os torcedores que moram longe do Recife.

Festival Reconhecer
Evento

Festival Reconhecer transforma o mar em palco e leva cultura gratuita em espaços públicos do Recife

Com cinema na praia, programação no porto e atividades inspiradas na vida marítima, quinta edição valoriza artistas do Pina e da Brasília Teimosa

mais notícias

+

Newsletter