Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Bolsonaro responde Lula e diz que está nos EUA para defender a liberdade do brasileiro

O parlamentar disse ainda que no próximo ano Lula será aposentado da vida pública. "Se Deus quiser, a gente vai ter um Bolsonaro de volta à presidência", afirmou.

Jameson Ramos

04 de junho de 2025 às 09:38   - Atualizado às 09:38

Éduardo Bolsonaro e o presidente Lula.

Éduardo Bolsonaro e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal/Câmara dos Deputados/Divulgação

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) respondeu ao presidente Lula (PT), por meio de suas redes sociais, após o mandatário ter classificado a sua atuação nos EUA como "terrorista" e ter afirmado que o político autoexilado "tenta lamber as botas do Trump". 

As declarações de Lula ocorreram durante uma coletiva com a imprensa, na terça-feira, 3 de maio, no Palácio do Planalto, Brasília.

"Eu estou aqui nos EUA para defender a liberdade do povo brasileiro, enquanto o Lula só quer voltar à cena do crime para roubar os aposentados do INSS e também as estatais brasileiras", afirmou Eduardo Bolsonaro, sem fornecer provas, em um vídeo publicado em sua conta no X (antigo Twitter). 

O esquema de fraude no INSS, na verdade, estava em curso desde 2016, quando Michel Temer era o presidente do País e os valores desviados aumentaram nos últimos dois anos, já na gestão petista.

Lula classificou a atuação de Eduardo Bolsonaro como "lamentável" e "antipatriótica". O presidente ainda complementou: "o cidadão que é deputado pede licença ao seu mandato para ir ficar tentando lamber as botas do Trump e de assessor do Trump, pedindo intervenção na política brasileira".

Veja Também

Em resposta, Eduardo Bolsonaro disse que "ano que vem, ele [Lula] será aposentado da vida pública. Se Deus quiser, a gente vai ter um Bolsonaro de volta à presidência", sem especificar de qual membro da família estava falando.

Eduardo Bolsonaro tem se apresentado como uma alternativa para o Senado de São Paulo ou para a Presidência da República, uma vez que seu pai, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), se encontra inelegível até 2023.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro afirma que está buscando "sanções aos violadores dos direitos humanos". O deputado licenciado tem se encontrado com políticos americanos e é investigado por agir contra autoridades brasileiras.

Na segunda-feira, 2 de maio, Eduardo Bolsonaro afirmou que o inquérito aberto contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga coação no curso do golpe, tem o objetivo de o retirar da corrida eleitoral.

A declaração foi dada após o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, depor à Polícia Federal no inquérito que apura a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA. De acordo com as investigações, o deputado estaria incentivando entidades americanas a intervir no processo em que seu pai é investigado.

Estadão conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:19, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Resolução

STF define rito de sessão que vai analisar conversas de Moraes e Vorcaro nesta terça (15); veja detalhes

A Corte confirmou que o julgamento da Corte terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela internet. 

Coronel Feitosa, Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro.
Ato

Coronel Feitosa e Mendonça convocam apoiadores para receber Flávio Bolsonaro no Recife na quarta (16)

O deputado estadual o candidato ao Senado direcionou o chamado a moradores de diferentes regiões de Pernambuco, incluindo Sertão, Agreste, Zona da Mata, Mata Sul e Região Metropolitana.

Taxistas e motoristas de app poderão financiar veículos.
Subsídio

Lula sanciona lei com até R$ 30 bilhões em crédito para motoristas de aplicativo e taxistas

Medida permite financiamento de veículos novos, incluindo elétricos, híbridos e flex, com prazo de até 84 meses.

mais notícias

+

Newsletter