Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

DEPUTADOS aprovam criação da BANCADA NEGRA na Câmara Federal

O grupo terá direito a usar palavra todas as semanas por cinco minutos para expressar a posição dos integrantes.

01 de novembro de 2023 às 20:51

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 1º de novembro, projeto que cria a bancada a ser composta por parlamentares negros. A bancada terá direito a usar palavra todas as semanas por cinco minutos, durante o período das Comunicações de Liderança, com o objetivo de expressar a posição dos integrantes. Também poderá participar da reunião de líderes da Casa, com direito a voz e voto. Será formada por um coordenador-geral e três vices-coordenadores. Com a aprovação, a proposta irá para a promulgação.

“Nada mais justo para um Brasil que não avançou na democracia racial”, disse a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), autora do Projeto de Resolução 116/23 junto com o deputado Damião Feliciano (União-PB).

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a criação da bancada é um reconhecimento histórico.

“Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada, que vai dar continuidade a uma luta.”

De acordo com o relator do projeto, Antonio Brito (PSD-BA), dos 513 deputados, 31 se declaram pretos e 91, pardos. Desta forma, a bancada negra irá representar 24% dos deputados federais, “revelando-se incontroversa a legitimidade de sua criação”. O relator acrescentou que a bancada não significará custo adicional para a Câmara, por não demandar cargos, salas ou assessoria. Leia mais: >>> CONCURSO PÚBLICO: COTA para pessoas indígenas, negras e com deficiência é APROVADA para certame do TSE Pedido para ministra negra no STF Um conjunto de 25 deputadas federais que apoiam o governo enviou uma comunicação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando que ele nomeie uma ministra de origem afrodescendente para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A carta é assinada por parlamentares de diversos partidos, incluindo o PT, do qual o presidente faz parte, PSOL, PSB e PCdoB. Uma posição no STF tornou-se disponível devido à aposentadoria da ministra Rosa Weber, que atingiu a idade-limite de 75 anos para o serviço público, conforme estipulado pela lei. Lula, responsável pela nomeação, ainda não revelou sua escolha. Diversos setores da sociedade têm pedido que a indicada seja uma mulher. Com a saída de Rosa Weber, o STF conta atualmente apenas com uma ministra, Cármen Lúcia. Ao longo de seus 132 anos de história, a Corte teve apenas três mulheres: a ministra aposentada Ellen Gracie (indicada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso), Cármen Lúcia (indicada por Lula em 2006) e Rosa Weber (indicada por Dilma Rousseff em 2011). Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:45, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

Sorteio do concurso 1176 nesta quinta-feira (12/02), dia de sorte.
Dia de Sorte

Resultado Dia de Sorte 1176 (12/02): acumula e próximo prêmio vai a R$ 350 mil

Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.

Sorteio do Timemania (concurso 2355) realizado no Espaço da Sorte em São Paulo.
Timemania

Resultado do Timemania 2355 (12/02): acumula novamente e prêmio vai a R$ 6,6 milhões

Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.

mais notícias

+

Newsletter