Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cleiton Collins: 'Raquel Lyra foi a primeira a ter coragem de implantar política do acolhimento'

O deputado destacou que ele e sua esposa Missionária Michele Collins atuam na área há quase 30 anos.

Everthon Santos

26 de abril de 2025 às 16:07   - Atualizado às 16:07

Raquel Lyra, Pastor Cleiton Collins e Missionária Michele Collins.

Raquel Lyra, Pastor Cleiton Collins e Missionária Michele Collins. Foto: Divulgação

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) e a Missionária Michele Collins parabenizaram a governadora Raquel Lyra (PSD) pela criação do programa Nova História.

A iniciativa, lançada pelo Governo de Pernambuco, marca o início de uma política oficial de acolhimento para dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social no Estado.

O Pastor Cleiton Collins destacou que o atual governo demonstrou coragem ao assumir a responsabilidade pelas casas de recuperação, conhecidas como comunidades terapêuticas.

"Nenhum outro governo teve coragem de implantar a política do acolhimento em Pernambuco. A governadora Raquel Lyra foi a primeira", afirmou o deputado, que atua há quase 30 anos na defesa de políticas de combate às drogas e recuperação de dependentes químicos.

De acordo com Cleiton Collins, o programa Nova História representa o primeiro programa de recuperação feito diretamente pelo Governo do Estado.

Veja Também

O deputado lembrou ainda que é autor de um projeto de lei que regulamenta as Comunidades Terapêuticas (CTs). Essas instituições são privadas, geralmente ligadas a entidades religiosas, e funcionam em locais afastados dos centros urbanos, acolhendo e promovendo a recuperação de pessoas dependentes de álcool e drogas.

Sobre o programa Nova História

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), lançou o programa Nova História, uma nova estratégia voltada para o acolhimento e cuidado integral de pessoas usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade social no Estado.

O programa nasce com o objetivo de fortalecer o cuidado com pessoas acolhidas por organizações da sociedade civil que, há anos, realizam esse trabalho de forma independente e sem apoio governamental estruturado.

Por meio de um processo de credenciamento e habilitação, o Nova História financiará 200 vagas mensais em instituições de acolhimento voluntário, de regime residencial transitório, que funcionem de acordo com os parâmetros legais estabelecidos, promovendo reinserção social de usuários e usuárias em situação de vulnerabilidade.

O investimento anual previsto é de R$ 3,6 milhões, correspondendo a R$ 1.500,00 por vaga ao mês, já contemplado no orçamento.

Com a criação do Nova História, o Governo de Pernambuco reforça sua política estadual sobre drogas, somando esforços às ações já existentes a exemplo do Programa Atitude.

Essa iniciativa, voltada ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais, vem sendo completamente reestruturada e fortalecida, qualificando o seu atendimento social em quatro núcleos regionais — Caruaru (Agreste), Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana), Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana) e Recife — e continua sendo uma referência na rede estadual de atenção.

Já o programa Nova História tem como diferencial a atuação em parceria com instituições da sociedade civil, oferecendo acolhimento humanizado em ambientes seguros, estratégias de reinserção social e apoio técnico especializado às organizações credenciadas.

A SAS será responsável pelo encaminhamento dos usuários e pelo monitoramento das instituições habilitadas, que deverão comprovar os requisitos legais para funcionamento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:47, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter