Pernambuco, 24 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil: em três anos, aviação bate recorde com a inclusão de 30 milhões de passageiros

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem uma política clara de fortalecimento da aviação civil e de democratização do acesso ao transporte aéreo no país.

20 de janeiro de 2026 às 20:11   - Atualizado às 20:44

Presidente Lula, Ministro Sílvio Costa Filho e o vice-presidente Geraldo Alckmin

Presidente Lula, Ministro Sílvio Costa Filho e o vice-presidente Geraldo Alckmin Foto: Divulgação

O setor aéreo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história recente. Em apenas três anos, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a integrar a movimentação aérea do país, refletindo a retomada econômica, o fortalecimento das políticas públicas e os investimentos realizados no período.

Em 2022, o Brasil encerrou o ano com 97,7 milhões de passageiros transportados. Já em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número saltou para 112,7 milhões, marcando uma recuperação consistente do setor após anos de instabilidade.

O crescimento manteve ritmo acelerado em 2024, quando o país registrou 118,4 milhões de passageiros, e atingiu um novo recorde em 2025, com 129,6 milhões de pessoas utilizando o transporte aéreo. O resultado representa um aumento de 9% em relação a 2024 e consolida um avanço expressivo de mais de 30 milhões de passageiros desde 2022.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem uma política clara de fortalecimento da aviação civil e de democratização do acesso ao transporte aéreo no Brasil.

“O setor aéreo brasileiro voltou a crescer de forma sólida. Em apenas três anos, conseguimos incluir 30 milhões de novos passageiros, o que mostra que mais brasileiros estão podendo voar, visitar suas famílias, fazer negócios e movimentar a economia”, comemorou Silvio.

Veja Também

O ministro destacou ainda o papel direto do presidente Lula na retomada do setor.

“Esse crescimento não acontece por acaso. Ele é resultado da liderança do presidente Lula, que recolocou o Brasil no rumo do desenvolvimento, fortaleceu o diálogo com as companhias aéreas, estimulou investimentos e trabalhou para reduzir custos e ampliar a conectividade no país”, afirmou.

Segundo Silvio, o avanço do setor aéreo impacta diretamente a geração de empregos, o turismo e o desenvolvimento regional.

“Quando a aviação cresce, o Brasil cresce junto. Estamos falando de mais empregos, mais turismo, mais integração entre regiões e mais oportunidades para a população. O presidente Lula tem sido fundamental para que o setor volte a dar saltos de crescimento e cumpra seu papel estratégico no desenvolvimento nacional”, concluiu o ministro.

Com resultados expressivos e perspectivas positivas, o setor aéreo se consolida como um dos motores da retomada econômica brasileira nos últimos anos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:56, 24 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretaria de Educação de Pernambuco
Pernambuco

Chuva: Secretaria de Educação suspende aulas nesta sexta (24), na RMR, Mata Norte e Sul e em Noronha

A medida tem caráter preventivo e visa garantir a segurança de estudantes, professores e demais profissionais da educação.

Retomada de obra da estação elevada do Bom Pastor.
Serviço

Governo Raquel Lyra implanta parque na Av. Caxangá e retoma obra de estação elevada do Bom Pastor

Parque urbano dedicado ao esporte e lazer ocupará área com 3.270 m° embaixo de viaduto construído para abrigar estação de BRT da época da Copa de 2014 que nunca ficou pronta.

Senac Pernambuco.
Oportunidade

Senac de Pernambuco abre 135 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; veja requisitos

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional gratuita, voltada a quem pretende entrar no mercado de trabalho.

mais notícias

+

Newsletter