Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Neoenergia Pernambuco retira mais de 104 toneladas de cabos irregulares em 2024

O volume de equipamentos removidos foi o maior já registrado pela distribuidora.

Everthon Santos

20 de fevereiro de 2025 às 10:41   - Atualizado às 10:41

Operação da Neoenergia Pernambuco contra cabos irregulares.

Operação da Neoenergia Pernambuco contra cabos irregulares. Foto: Divulgação

A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 104 toneladas de cabos irregulares de cerca de 26 mil postes da rede elétrica em 2024. A ação também resultou na remoção de 3,3 mil caixas de internet clandestinas, instaladas sem autorização.

Além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia, essa medida fortaleceu a segurança da população. Sendo assim, reduzindo riscos de incêndios causados por ligações fora dos padrões exigidos pelo setor elétrico e de telecomunicações.

O volume de equipamentos removidos em 2024 foi o maior já registrado pela distribuidora. Nos anos anteriores, a empresa havia eliminado um total de 140 toneladas de cabos, sendo 70 toneladas em 2022 e a mesma quantidade em 2023. O objetivo para 2025 é ampliar ainda mais esse trabalho.

Veja Também

O gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros, destacou que a meta é dobrar a quantidade de equipamentos retirados e aumentar o número de intervenções. Ele ressaltou que essa ação beneficia diretamente a população, garantindo mais segurança e contribuindo para a redução da poluição visual causada pelo excesso de fios nas ruas.

Operação da Neoenergia Pernambuco

A operação da Neoenergia Pernambuco se concentrou em diversas cidades, incluindo municípios da Região Metropolitana do Recife, além de Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Essas localidades receberam equipes especializadas para remover cabos e caixas de internet instaladas de maneira irregular.

A distribuidora enfatizou que essas caixas clandestinas representam um dos principais fatores de incêndio em postes, já que operam a partir de ligações elétricas sem autorização.

A empresa também reforçou a importância de contratar serviços de telecomunicações apenas de empresas cadastradas junto à Neoenergia.

Fábio Barros alertou que instalações irregulares podem provocar acidentes e interferir na qualidade do fornecimento de energia. Ele destacou ainda que a lista de operadoras regularizadas está disponível no site da distribuidora.

A responsabilidade pela manutenção dos cabos de telefonia e internet cabe às operadoras, que são proprietárias da fiação. No entanto, a Neoenergia Pernambuco atua em duas situações específicas: quando identifica empresas clandestinas instalando fios sem autorização e quando operadoras registradas não realizam a manutenção adequada, deixando a fiação em condições de risco.

Para incentivar a regularização, a distribuidora tem buscado uma maior aproximação com as operadoras de telecomunicações.

Além disso, disponibilizou um canal de atendimento exclusivo, pelo e-mail compartilhamento.infra@neoenergia.com, para que prestadoras em situação irregular possam formalizar sua atuação junto à concessionária.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Conta de luz mais barata ajudou a compensar a alta da gasolina e manteve a inflação de janeiro em nível controlado.
Brasil

Inflação oficial de janeiro fecha em 0,33% e permanece dentro da meta

Redução na conta de luz ajuda a equilibrar o índice do mês e ameniza o impacto da alta da gasolina.

O café.
Saúde

Café pode reduzir o risco de demência? Veja o que diz novo estudo de Harvard

A pesquisa analisou os dados de 130 mil pessoas acompanhadas ao longo de quase 40 anos.

Neoenergia recupera energia em Pernambuco.
Oportunidades

Neoenergia oferece curso gratuito para formar operadores em Pernambuco e outros estados

Curso 100% online capacita profissionais para atuar em centros de operação da Neoenergia, fortalecendo carreiras e o setor elétrico regional.

mais notícias

+

Newsletter