Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Neoenergia programa desligamento da rede elétrica para dia 10 de janeiro no Bairro do Recife

A empresa orienta que os consumidores da área afetada adotem medidas preventivas, como evitar o uso de equipamentos elétricos durante o período de desligamento.

Gabriel Alves

29 de dezembro de 2025 às 18:13   - Atualizado às 18:13

Marco Zero, no bairro do Recife.

Marco Zero, no bairro do Recife. Foto: Gabriel Alves/Arquivo Pessoal

A Neoenergia Pernambuco informou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, que realizará um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica no Bairro do Recife no dia 10 de janeiro de 2026, um sábado. A interrupção está prevista para ocorrer das 8h às 16h.

Segundo a concessionária, a suspensão temporária do serviço será necessária para a execução de serviços de manutenção e ampliação da rede elétrica, com o objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do fornecimento na região.

A Neoenergia destacou que desligamentos programados como esse fazem parte da rotina de operação da empresa e são realizados diariamente em diversas áreas do estado. As ações, de acordo com a concessionária, visam garantir maior confiabilidade ao sistema elétrico e reduzir ocorrências de falhas no fornecimento.

A empresa orienta que os consumidores da área afetada adotem medidas preventivas, como evitar o uso de equipamentos elétricos durante o período de desligamento e, se possível, programar atividades que dependam de energia fora do horário previsto.

Energia mais barato

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última terça-feira, 23 de dezembro, que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro será aplicada a bandeira tarifária verde.

Veja Também

A agência reguladora destacou que apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas.

"Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor", explicou a Aneel.

Neste mês de dezembro já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela. A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

"Apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado", lembra a pasta.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:38, 25 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner
LUTO

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner aos 66 anos

Artista marcou gerações na televisão brasileira e ficou conhecido por papéis de destaque em novelas dos anos 1990

Conta de luz mais barata ajudou a compensar a alta da gasolina e manteve a inflação de janeiro em nível controlado.
Brasil

Inflação oficial de janeiro fecha em 0,33% e permanece dentro da meta

Redução na conta de luz ajuda a equilibrar o índice do mês e ameniza o impacto da alta da gasolina.

O café.
Saúde

Café pode reduzir o risco de demência? Veja o que diz novo estudo de Harvard

A pesquisa analisou os dados de 130 mil pessoas acompanhadas ao longo de quase 40 anos.

mais notícias

+

Newsletter