Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: HAMAS, grupo TERRORISTA, libera QUATRO REFÉNS ISRAELENSES em cessar-fogo neste sábado (25)

Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado.

Gabriel Alves

25 de janeiro de 2025 às 10:50   - Atualizado às 11:33

Reféns liberadas pelo Hamas.

Reféns liberadas pelo Hamas. Foto: Reprodução/BBC News

Quatro reféns israelenses foram libertadas pelo grupo Hamas na manhã deste sábado, 25 de janeiro, como parte de um acordo de cessar-fogo entre o grupo e Israel na Faixa de Gaza. As reféns liberadas são as militares Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag, que foram entregues a veículos da Cruz Vermelha para deixar o enclave. (veja vídeo abaixo)

Antes de serem conduzidas a Israel, as jovens foram levadas a um palco na Cidade de Gaza, onde ficaram expostas diante de uma multidão palestina, cercadas por membros armados do Hamas. Elas chegaram a acenar e sorrir antes de serem colocadas nos veículos da Cruz Vermelha. As autoridades israelenses confirmaram que as militares já estão sob proteção em território de Israel.

As quatro reféns foram capturadas em 7 de outubro de 2023, na base militar de Nahal Oz, durante um ataque coordenado pelo Hamas que resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas e no sequestro de aproximadamente 250 reféns. As militares passaram 477 dias sob controle do grupo.

Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado. O entendimento prevê que, para cada refém liberado, entre 30 e 50 presos palestinos sejam libertados. O acordo também estabelece a suspensão de bombardeios e incursões militares na região durante o período do cessar-fogo.

Na semana anterior, em 19 de janeiro, o Hamas libertou três reféns — duas israelenses e uma cidadã britânica com nacionalidade israelense. Ao todo, o acordo prevê que o Hamas devolva 33 reféns, enquanto Israel se compromete a soltar prisioneiros palestinos e recuar suas operações na Faixa de Gaza.

Veja Também

Cessar-fogo

Previsto para começar na madrugada deste domingo, na Faixa de Gaza, o cessar-fogo firmado entre o governo de Israel e o grupo terrorista Hamas começou quase três horas depois do previsto.

Originalmente a trégua começaria às 3h30 (horário de Brasília, 8h30 no horário local), mas acabou começando às 6h15 após o governo do premiê Binyamin Netanyahu ter recebido com atraso a lista de reféns a serem libertados hoje pelo Hamas.

O Hamas justificou que o atraso se deveu a "motivos técnicos", garantiu permanecer comprometido com o acordo e encaminhou a lista horas depois. 

O conflito se arrasta há 15 meses, desde 7 de outubro de 2023, quando um ataque do Hamas matou cerca de 1,2 mil pessoas e rendeu 251 reféns.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:01, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Kim Jong Un
Território

Coreia do Norte ameaça reagir a nova incursão de drones sul-coreanos

O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

mais notícias

+

Newsletter