Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump diz 'aguentem firme' após entrar em vigor tarifaço de importação com sobretaxa global de 10%

A política escolhida pelo presidente dos Estados Unidos atinge mais de 180 países.

05 de abril de 2025 às 13:43   - Atualizado às 13:44

Donald Trump.

Donald Trump. Foto: Joyce N. Boghsian/Official White Houde

As tarifas globais de 10% do presidente Donald Trump sobre produtos importados pelos Estados Unidos de diversas origens entraram em vigor neste sábado, 5 de abril. A medida atinge o Brasil. A tarifa geral mínima de 10% passa a valer hoje, enquanto as tarifas individualizadas entrarão em vigor na próxima quarta-feira.

A tarifa de 10% será aplicada também às nações que o presidente Trump selecionou para sobretaxas mais elevadas por meio da sua medida tarifária recíproca, caso da União Europeia e da China. As tarifas recíprocas entrarão em vigor em 9 de abril. Até lá, esses países enfrentarão a tarifa de 10%, confirmou a Casa Branca ontem.

Alguns bens não estão sujeitos a tarifas recíprocas e o aço e o alumínio, que já foram tarifados, não sofrerão uma nova tarifação, segundo a Casa Branca.

O tarifaço de Trump atinge mais de 180 países. Para o Brasil, a tarifa adicional será de 10% em relação à atual alíquota de importação vigente sobre os produtos brasileiros que entram no mercado americano.

Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse na sexta-feira, 4, que o Brasil dispõe de um arcabouço jurídico que o respalda a dar respostas às controvérsias comerciais, mas que, no caso do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, a orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é de que se busque uma solução pelo diálogo.

"Os Estados Unidos não são nossos inimigos", disse Alckmin, a jornalistas após participar de almoço com a diretoria do Instituto para o Desenvolvimento da Indústria (Iedi) em um restaurante na zona oeste da capital paulista.

Ao ser perguntado se a taxação das importações brasileiras pelo governo norte-americano, de no mínimo 10%, está entre as mais baixas decorreu de reuniões que Alckmin teve com o secretário de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Howard Lutnick, o vice-presidente não disse nem que sim, nem que não.

Veja Também

Mas afirmou ter colocado, claramente, que que precisava ser levado em conta o fato de os Estados Unidos serem superavitários em relação ao Brasil, na balança comercial bilateral.

"Coloquei para o secretário que temos que aproveitar as oportunidades que, no caso do SAF combustível que substituirá o querosene de aviação, só Brasil, Estados Unidos e Índia podem produzir", disse Alckmin

Ele disse também que durante o almoço, além do tarifaço, outros temas foram discutidos - e citou a LCD, a reforma tributária, depreciação acelerada, o Mover (Mobilidade Verde), entre outros assuntos.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:16, 27 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro se encontra com Donald Trump na Casa Branca.
Posição

Governo Trump dará visto para Flávio Bolsonaro e sua família após chegarem nos EUA

Nesta terça-feira, 27 de outubro, a Polícia Federal comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que o senador descumpriu a ordem judicial para entrega dos seus passaportes.

Carla Zambelli com arma no meio da rua.
Processo

Justiça italiana adia julgamento sobre extradição de Carla Zambelli; veja nova data

A ex-deputada foi condenada pelos crimes de invasão de sistema informático, falsidade ideológica, porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Papa Leao XIV diante dos presentes na Praça São Pedro.
Compromisso

Vaticano confirma viagem do Papa à América do Sul em novembro; veja os países

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa tem adaptado a programação diária para priorizar o período pós-operatório, mantendo atividades públicas e compromissos importantes, mas reservando momentos para repouso.

mais notícias

+

Newsletter