Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump ameaça operação na Colômbia e acusa presidente de "produzir e vender cocaína aos EUA"

O país latino-americano, em resposta, rejeitou os comentários feitos pelo presidente como uma ameaça inevitável contra um líder eleito.

Gabriel Alves

05 de janeiro de 2026 às 10:51   - Atualizado às 10:52

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, e Donald Trump, chefe da Casa Branca.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, e Donald Trump, chefe da Casa Branca. Fotos: Governo da Colômbia e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, na noite do domingo, 4 de janeiro, realizar uma operação militar na Colômbia, após as ofensivas lançadas na Venezuela na manhã do sábado (3), o que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro.

De acordo com as declarações do chefe da Casa Branca dadas à imprensa, enquanto estava a bordo do Air Force One, "a Colômbia também está muito doente, assim como a Venezuela". Trump também acusou o presidente colombiano, Gustavo Petro, primeiro líder de esquerda a governar o país, de estar ligado ao tráfico de drogas.

"(A Colômbia é) governada por um homem doente que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos Estados Unidos. E ele não vai fazer isso por muito tempo", comentou.

Quando questionado se isso poderia significar uma ação dos EUA contra Petro, Trump respondeu: "Parece bom para mim".

O país latino-americano, em resposta, rejeitou os comentários feitos pelo presidente como uma ameaça inevitável contra um líder eleito.

Veja Também

"Isso representa uma interferência indevida nos assuntos internos do país, contra as normas do direito internacional", disse o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em um comunicado no final do domingo.

"Tem que ficar esperto"

No sábado, 3 de janeiro, o  presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “tem que ficar esperto” após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças norte-americanas.

Trump respondeu a uma pergunta direta de um repórter ao comentar o momento político após a operação realizada contra o governo da Venezuela. Segundo o presidente americano, a atenção do governo dos Estados Unidos permanece voltada para temas ligados à segurança e ao combate ao tráfico de drogas na região.

“Ele (Gustavo Petro) tem rotas de cocaína, tem fábricas onde é produzida cocaína, então eu mantenho o que eu disse anteriormente: ele está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA, então, sim, tem que ficar esperto”, afirmou Trump, mantendo o tom crítico já adotado em outras declarações públicas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:52, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

mais notícias

+

Newsletter