Putin e Donald Trump. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, que “a crise na Ucrânia” poderia ter sido evitada se Donald Trump estivesse no poder na época do início do conflito.
Putin também declarou estar pronto para dialogar com o novo presidente dos Estados Unidos sobre a questão ucraniana.
“Não posso deixar de concordar com [Trump] que, se sua vitória não tivesse sido roubada em 2020, então talvez não houvesse a crise na Ucrânia que surgiu em 2022”, disse Putin a um canal de TV russo, referindo-se à invasão em grande escala da Ucrânia, ordenada por ele em fevereiro de 2022.
Trump, que já havia afirmado que a guerra não teria ocorrido sob sua supervisão, afirmou em campanha que poderia acabar com o conflito em um único dia, mas após assumir a presidência, ele teria dado ao enviado especial Keith Kellogg um prazo de 100 dias para encontrar uma solução.
O novo presidente também afirmou que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky quer negociar um acordo e sugeriu que Putin deveria estar igualmente disposto.
“Acho que a Rússia deveria querer fazer um acordo. Talvez eles queiram fazer um acordo. Acho que, pelo que ouvi, Putin gostaria de me ver. Nós nos encontraremos assim que pudermos. Eu me encontraria imediatamente. Todos os dias que não nos encontramos, soldados estão sendo mortos em um campo de batalha”, declarou Trump na quinta-feira (23).
Putin pareceu receptivo à ideia, reiterando que a Rússia está aberta a negociações.
“Sempre dissemos, e vou enfatizar isso mais uma vez, que estamos prontos para negociações sobre a questão ucraniana”, afirmou o presidente russo.
O Kremlin, por sua vez, destacou que aguarda “sinais” de Washington para avançar nas conversas.
A declaração de Putin ocorre no contexto de novas ameaças de sanções contra Moscou feitas por Trump durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Apesar disso, Putin minimizou os possíveis impactos dessas medidas, afirmando que Trump é “uma pessoa pragmática” e que dificilmente tomaria decisões prejudiciais à economia americana.
“Ele não é apenas uma pessoa inteligente, ele é uma pessoa pragmática, e dificilmente posso imaginar que decisões serão tomadas que prejudicarão a própria economia americana”, concluiu Putin.
3
16:36, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+