10 de maio de 2025 às 09:01 - Atualizado às 09:23
Papa Leão XIV: Vaticano divulga foto oficial do pontífice Foto: VaticanoNews
O Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou a fotografia oficial do Papa Leão XIV, acompanhada de sua assinatura e da data de sua eleição. Conforme é costume, essa imagem será distribuída a todos os escritórios e departamentos da Santa Sé.
https://www.instagram.com/p/DJeL8Q-NB0l/?utm_source=ig_web_copy_link
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa na última quinta-feira, 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.
Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.
Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.
Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.
Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.
"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse.
Estadão Conteúdo.
4
21:14, 23 Mai
26
°c
Fonte: OpenWeather
O democrata chegou a iniciar a campanha para uma possível reeleição em 2024, mas o partido optou por mudar a candidatura por motivos de saúde.
O governo mexicano ressalta ainda que a decisão foi tomada para evitar riscos à saúde animal na produção avícola nacional.
O produtor defende que o programa seria uma forma de inspirar o público com mensagens de esperança, reafirmando que a participação não colocaria em risco o status migratório dos competidores.
mais notícias
+