Encontro

Papa Francisco receberá Javier Milei no Vaticano após ser insultado

O presidente argentino também assistirá a canonização de Mama Antula, na Basílica de São Pedro, no domingo.

Papa Francisco recebrá presidente Javier Milei.
Papa Francisco e Javier Milei. Foto: Vaticano News/Redes Sociais

O presidente da Argentina, Javier Milei, vai ser recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano. O encontro será o primeiro, após Milei tomar posse da presidência e chamar a Santa Fé de “representante maligno na Terra”. O compromisso está previsto para acontecer no dia 12 de fevereiro.

O presidente argentino também assistirá a canonização de Mama Antula, na Basílica de São Pedro, no domingo. Antula se tornará a primeira santa argentina. Especula-se que Milei, que proferiu os insultos ao pontícife, deve reforçar o convite para que o Papa visite sua terra natal, algo que não o fez desde março de 2013.

Além de ter chamado o Papa de “representante maligno na Terra”, Milei o chamou também de “imbecil” e o acusou de “buscar expandir o comunismo”. Mais tarde, em meados de outubro de 2023, quando ocorriam os debates presidenciáveis, seu tom mudou e reforçou que havia pedido desculpas por suas falas.

Após ganhar a disputa eleitoral em dezembro, o sacerdote ligou para ele o parabenizando pela vitória. No fim do mês de janeiro, a santidade de 87 anos afirmou que receberia o chefe de Estado e que não se sentiu ofendido pelas declarações feitas.

Javier Milei chega em Tel Aviv, em Israel

O presidente Javier Milei chegou nesta terça-feira, 06 de fevereiro, em Israel e confirmou a intenção de mudar a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém, dando sequência. A declaração foi anunciada pelo libertário ao ministro Relações Exteriores Israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (06).