Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maduro afirma que Venezuela possui 5 mil mísseis russos para se defender de ataque dos EUA

Desde 2 de setembro, as forças norte-americanas têm bombardeado barcos no Mar do Caribe que classificam como "narcoterroristas".

Ricardo Lélis

23 de outubro de 2025 às 10:05   - Atualizado às 10:05

Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro. Foto: Reprodução

Nicolás Maduro afirmou na quarta-feira, 22 de outubro, que a Venezuela possui 5.000 mísseis antiaéreos portáteis de fabricação russa para se defender do que chamou de ameaça militar dos Estados Unidos.

Desde 2 de setembro, as forças norte-americanas têm bombardeado barcos no Mar do Caribe que classificam como “narcoterroristas”.

“Qualquer força militar do mundo conhece o poder dos Igla-S. A Venezuela tem nada menos que 5.000 Igla-S em postos-chave da defesa antiaérea para garantir a paz”, afirmou Maduro durante um ato transmitido pela televisão estatal.

O Igla-S é um sistema portátil de defesa antiaérea projetado para derrubar aeronaves em baixa altitude. O armamento já foi testado em exercícios militares realizados por ordem de Maduro em resposta à presença militar americana na região.

Líder do MST quer ajudar Maduro

O líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou que movimentos populares da América Latina estão se organizando para enviar brigadas de militantes à Venezuela.

Veja Também

A iniciativa busca demonstrar solidariedade ao governo do ditador Nicolás Maduro e ao povo venezuelano diante das ameaças de intervenção militar dos Estados Unidos.

Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, Stédile explicou que as articulações já começaram e que as primeiras reuniões entre organizações sociais da região estão em andamento.

"Nós, movimentos da América Latina, vamos fazer reuniões e já estamos fazendo consultas para, no menor prazo possível, organizar brigadas internacionalistas de militantes de cada um dos nossos países para ir à Venezuela e nos colocarmos à disposição do governo e do povo venezuelano", afirmou.

A decisão foi discutida durante o Congresso Mundial em Defesa da Mãe Terra, realizado em Caracas na última semana. O encontro reuniu delegações de 65 países e tratou de temas como soberania, meio ambiente e autodeterminação dos povos latino-americanos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:31, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter