Pernambuco, 06 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Líder do MST planeja enviar militantes à Venezuela para apoiar Maduro contra Trump

João Pedro Stédile também afirmou que o presidente dos Estados Unidos é um "misto de maluco com fascista".

Redação

19 de outubro de 2025 às 11:25   - Atualizado às 11:26

Donald Trump e Nicolás Maduro.

Donald Trump e Nicolás Maduro. Foto: Reprodução

O líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou que movimentos populares da América Latina estão se organizando para enviar brigadas de militantes à Venezuela.

A iniciativa busca demonstrar solidariedade ao governo do ditador Nicolás Maduro e ao povo venezuelano diante das ameaças de intervenção militar dos Estados Unidos.

Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, Stédile explicou que as articulações já começaram e que as primeiras reuniões entre organizações sociais da região estão em andamento.

"Nós, movimentos da América Latina, vamos fazer reuniões e já estamos fazendo consultas para, no menor prazo possível, organizar brigadas internacionalistas de militantes de cada um dos nossos países para ir à Venezuela e nos colocarmos à disposição do governo e do povo venezuelano", afirmou.

A decisão foi discutida durante o Congresso Mundial em Defesa da Mãe Terra, realizado em Caracas na última semana. O encontro reuniu delegações de 65 países e tratou de temas como soberania, meio ambiente e autodeterminação dos povos latino-americanos.

Veja Também

Segundo o líder do MST, a proposta se inspira na mobilização internacionalista ocorrida durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939, quando militantes de diversos países se uniram para defender a República.

"Se vamos entrar em combate? Claro que não! Não temos formação militar para isso e nem devemos. O povo venezuelano sabe se defender, mas nós, com os militantes, podemos fazer mil e uma coisas, desde plantar feijão e fazer comida para os soldados até estar ao lado do povo se houver uma invasão militar dos EUA", explicou.

O dirigente do MST também fez críticas diretas ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para Stédile, o governo americano retomou uma “ofensiva golpista” contra Nicolás Maduro.

"É um misto de maluco com fascista. Ele acha que, com a força bruta, pode derrubar o governo Maduro e entregar de mão beijada para María Corina [principal líder da oposição na Venezuela]", afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:44, 06 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e João Campos já aparecem com registros no sistema oficial de candidaturas do TSE
Eleições

Raquel Lyra e João Campos já aparecem com registros no sistema oficial de candidaturas do TSE

Governadora e ex-prefeito do Recife constam no DivulgaCandContas como candidatos ao Governo de Pernambuco na eleição de 2026.

TCE-PE afirma que lista enviada ao TRE não é de inelegíveis e não pode ser chamada de "ficha suja"
Comunicado

TCE-PE afirma que lista enviada ao TRE não é de inelegíveis e não pode ser chamada de "ficha suja"

Documento reúne gestores com contas rejeitadas, mas inclusão na relação não impede automaticamente candidatura nas eleições de 2026.

João Campos fecha apoio com outro partido nanico; depois do Mobiliza agora foi o Democracia Cristã
Eleições

João Campos fecha apoio com outro partido nanico; depois do Mobiliza agora foi o Democracia Cristã

A chegada das duas siglas não passa apenas de quantidade, uma questão só numérica que não oferece acréscimo algum no tempo de rádio e televisão no guia eleitoral do rádio e Tv.

mais notícias

+

Newsletter