Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maduro doa ao MST 180 mil hectares de terras desapropriadas da Venezuela

Segundo o presidente do país, o objetivo é utilizar as áreas para produção de alimentos que atendam à população local.

15 de março de 2025 às 11:21   - Atualizado às 11:21

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com boné do MST.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com boné do MST. Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, na última quinta-feira, 13 de março, a entrega de mais de 180 mil hectares de terras desapropriadas no estado de Bolívar, região sul do país, ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo o líder venezuelano, o objetivo é utilizar áreas para produção de alimentos que atendam à população local, ao norte do Brasil e também serão exportados para outros países, por meio de uma aliança entre camponeses, indígenas e militares.

“Vou assinar hoje um documento legal, como decreto, para entregar esses 180 mil hectares para o Movimento Sem Terra do Brasil para fazer a coordenação desse projeto”, anunciou Maduro, sobre uma iniciativa de produção agroecológica batizada como “Pátria Grande do Sul”.

Veja Também

O projeto prevê a produção de diversos itens, como banana, mandioca, frutas, cana-de-açúcar, abóbora, carnes de frango, porco e boi, leite e derivados, feijão, hortaliças e milho.

Além disso, estão nos planos a criação de um banco de sementes tradicionais, um viveiro para reflorestamento da região sul venezuelana e a instalação de uma escola de formação.

As terras entregues foram expropriadas ainda na década de 2000, durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez, e são definidas pelo regime chavista “resgatadas” pelo chavismo.

Durante o pronunciamento, transmitido pela emissora estatal venezuelana, imagens ao vivo mostraram membros do MST ao lado de representantes indígenas e militares no território destinado ao cultivo.

De acordo com Maduro, a iniciativa será um “projeto cooperativo, humano, impulsionado por movimentos camponeses alternativos do mundo inteiro”.

“O MST reafirma o princípio da solidariedade e o internacionalismo quando fazemos esses atos nesse território, concretizando e mostrando o resultado da luta para tornar a terra um território nosso e construir um projeto diferente de sociedade: o socialismo”, disse uma das dirigentes do movimento brasileiro, Rosana Fernandes.

O MST mantém presença na Venezuela há quase duas décadas, com atuação em programas voltados à agroecologia, formação técnica e produção de alimentos, e declara apoio público ao governo chavista.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter