Javier Milei e Cristina Kirchner Fotos: Reprodução/ Redes Sociais e José Cruz/ Agência Brasil
O governo de Javier Milei anunciou na sexta-feira, 15 de novembro, a suspensão da aposentadoria vitalícia da ex-presidente Cristina Kirchner.
A medida, que também abrange a pensão deixada pelo ex-presidente Néstor Kirchner, foi tomada após a confirmação de uma condenação contra Cristina por fraude administrativa.
De acordo com Manuel Adorni, porta-voz presidencial, a decisão proporcionará uma economia mensal de aproximadamente 21 milhões de pesos (cerca de R$ 121 mil, na cotação oficial) para os cofres públicos.
O governo justificou a medida alegando que o benefício era uma "graça concedida em reconhecimento ao mérito e à honra" e que a condenação por fraude tornou Cristina "indigna" de recebê-lo.
Na quarta-feira (13), a Câmara Federal de Cassação Penal confirmou uma sentença de seis anos de prisão e a inabilitação política de Cristina Kirchner. Embora a decisão ainda possa ser recorrida à Suprema Corte, a ex-presidente, de 71 anos, não deverá cumprir pena em regime fechado devido à idade.
Cristina criticou a suspensão das aposentadorias em uma publicação na rede social X, chamando Milei de "ditadorzinho" e acusando-o de emitir "ordens ilegais aos funcionários".
A ex-presidente também destacou que as pensões vitalícias de ex-presidentes são garantidas pelo fato de terem sido eleitos democraticamente, independentemente de seu desempenho no cargo.
Cristina citou como exemplo a viúva do ex-presidente Fernando De la Rúa, que também recebe o benefício mesmo após a renúncia de De la Rúa durante a crise de 2001.
Cristina Kirchner, fez um gesto obsceno ao chegar ao Congresso para a cerimônia de Javier Milei como novo presidente da Argentina, em dezembro do ano passado.
Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o momento em que Cristina é insultada por uma pessoa não identificada e responde, de costas, levantando o dedo do meio. Confira:
3
4
12:51, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+