Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Mundo

ELEIÇÕES VENEZUELA: Maduro diz que vitória foi triunfo da independência do país

Por outro lado, a principal campanha opositora, liderada por Edmundo González, disse não reconhecer o resultado.

29 de julho de 2024 às 16:03   - Atualizado às 16:04

ELEIÇÕES VENEZUELA Maduro diz que vitória foi triunfo da independência do país.

ELEIÇÕES VENEZUELA Maduro diz que vitória foi triunfo da independência do país. ELEIÇÕES VENEZUELA Maduro diz que vitória foi triunfo da independência do país.

O resultado da eleição venezuelana foi um triunfo da independência nacional apesar das sanções, avaliou o presidente Nicolás Maduro na madrugada desta segunda-feira, 29 de julho.

Logo após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país anunciar sua vitória por 51,21% dos votos, Maduro, pediu respeito dos demais países ao resultado das urnas e chamou setores da oposição ao diálogo.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular.

Por outro lado, a principal campanha opositora, liderada por Edmundo González, disse não reconhecer o resultado.

A opositora Maria Corina Machado denunciou que nem todas as atas das urnas teriam sido entregues às testemunhas da oposição e disse que “o dever das Forças Armadas nacionais é fazer valer a vontade popular e é isso que nós esperamos”.

Maduro discursou para uma multidão em frente ao Palácio Miraflores, sede do governo, em Caracas.

O país sul-americano enfrenta um bloqueio financeiro e comercial iniciado em 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro. 

O presidente reeleito pediu ainda que os países respeitem o resultado.

Segundo Maduro, eles “já conhecem esse filme” da oposição que costuma acusar fraude.

O presidente reeleito comentou ainda o ataque hacker denunciado pelo CNE que teria atrasado a divulgação dos resultados.

Maduro também fez duros ataques ao presidente Javier Milei, da Argentina, que disse não reconhecer o resultado, chegando a pedir uma ação das Forças Armadas da Venezuela contra o resultado anunciado pelo CNE.

O presidente Nicolás Maduro, em seu primeiro discurso, fez um apelo ao diálogo aos setores da oposição para que não recorram à violência ou peçam golpe de Estado.

OPOSIÇÃO DE MADURO

Apesar de alguns candidatos reconhecerem o resultado do CNE, como Benjamín Rausseo, Daniel Ceballos, José Brito e Luis Eduardo Martínez, o principal candidato opositor que somou 44% dos votos, Edmundo González, não reconheceu a vitória de Maduro e a liderança Maria Corina Machado pediu ação das Forças Armadas.  

A líder Maria Corina Machado disse que “todos sabem o que passou na Venezuela” e pediu medidas das Forças Armadas nacionais.

Corina Machado foi impedida de participar por uma condenação judicial, tendo indicado Edmundo González no seu lugar. A política venezuelana disse que tiveram acesso a 40% das atas eleitorais e que vão continuar lutando “para defender a verdade”.

Atas eleitorais

Existe a expectativa que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna.

Com isso, é possível verificar se as atas em mãos do CNE são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.

Lideranças de países ao redor do mundo se dividem entre aquelas que não reconhecem o resultado, como os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e da Argentina, Javier Milei;

Aquelas que não desconhecem o resultado, mas pedem a publicação das atas, como a Colômbia, os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil;

E aqueles que parabenizaram Maduro pela vitória, sem contestar a publicação das atas, como Rússia, Bolívia, China e Cuba.  

Questionados pela oposição pelo menos desde 2004, os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional.

Porém, nos últimos pleitos, organizações internacionais como o Centro Carter e a Missão de Observação da União Europeia não apontaram fraude no voto e denúncias de fraudes de pleitos passados não foram formalizadas no país. 

Agência Brasil.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:25, 14 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Varíola dos macacos.
Situação

Varíola dos macacos: mais de 520 pessoas morreram e 14 mil pessoas foram infectadas em 2024

A mpox é uma doença viral zoonótica, o que significa que é transmitida de animais para humanos.

Varíola dos Macacos.
Alerta

OMS: MPOX volta a ser uma emergência na saúde pública internacional

Em 2024, os casos já superam o total registrado em 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.

ONU promete divulgar relatório confidencial das eleições; chavismo chama especialistas de 'lixos'.
Venezuela

ONU promete divulgar relatório confidencial das eleições; chavismo chama especialistas de 'lixos'

O Centro Carter levantou preocupações sobre o fato de que o CNE ainda não havia publicado os resultados detalhados do pleito.

mais notícias

+