13 de novembro de 2023 às 12:03
Realizado neste domingo, 12 de novembro, em Buenos Aires, o último debate da campanha presidencial na Argentina teve Javier Milei e Sergio Massa falando sobre os laços com o Brasil.
O programa da TV argentina foi retransmitido por veículos de comunicação brasileiros e a relação com o maior país da América do Sul foi assunto de discussão.
Candidato governista à Presidência da Argentina, Massa elencou a agenda comercial com países como Brasil e China como um dos pilares do seu programa econômico.
Por sua vez, Milei evitou responder diretamente se romperia com os dois países, argumentando que o Estado não deve se intrometer nas relações comerciais. Mas, pressionado por Massa, Milei afirmou: "Se governo de Alberto Fernández [atual presidente argentino] não falava com Bolsonaro, não há problema se não falo com Lula."
Milei falou que acredita na abertura comercial.
"Não vou dizer que não temos de comercializar com Brasil ou China, é uma questão do [setor] privado".
Por outro lado, como Estado, ele disse não estar disposto a ter relações com "países que não respeitam a democracia liberal". Ele ainda reforçou seu alinhamento com Estados Unidos, Israel e "mundo livre".
Massa afirmou então que uma ruptura das relações com Brasil e China representaria 2 milhões de empregos a menos para os argentinos e um impacto de US$ 28 milhões nas exportações.
Nove ex-presidentes de países da América Latina e o escritor Mario Vargas Llosa assinaram um manifesto em apoio ao candidato presidencial argentino Javier Milei.
A chapa La Libertad Avanza, liderada pelo candidato libertário, que disputa a presidência com peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia, compartilhou nas redes sociais um comunicado agradecendo o apoio recebido.
Os ex-líderes Mauricio Macri, Iván Duque, Mariano Rajoy, Jorge Quiroga, Sebastián Piñera, Andrés Pastrana, Luis Fortuño, além dos mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox, assinaram o comunicado em apoio ao libertário.
No texto, os signatários afirmaram que o candidato governista Sergio Massa representa a continuidade de um modelo econômico "fracassado" que jogou o país "em permanente estagnação durante décadas".
"O projeto de Massa nada mais é do que o projeto original de Néstor e Cristina Kirchner: alcançar a hegemonia política à custa do orçamento e da punição da oposição", dizem no comunicado.
"Diante desta ameaça, apresenta-se a opção de Javier Milei, um candidato novo na política, com quem sem dúvida temos muitas divergências, mas que acredita nas ideias de liberdade e tem uma visão muito acertada do diagnóstico a respeito dos problemas econômicos do país."
1
3
20:16, 10 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a companhia aérea, o profissional perdeu a consciência em algum momento após decolagem, com membros da tripulação tendo que aterrissar a aeronave.
A porta-voz da Organização Mundial Meteorológica afirmou que o fenômeno é uma "ameaça extremamente grave".
O homem realizou a transação através do Facebook e foi detido após a mãe da criança chegar em casa e não encontrar o bebê.
mais notícias
+