Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

DONALD TRUMP é empossado como 47° PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, após quatro anos

''Preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos", afirmou o republicano.

20 de janeiro de 2025 às 15:42   - Atualizado às 16:25

Posse de Donald Trump

Posse de Donald Trump Foto: divulgação

Donald J. Trump tomou posse no período da tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, como o 47º presidente dos Estados Unidos, durante cerimônia na Rotunda do Capitólio.

Com as mãos sob uma bíblia, o republicano se comprometeu a defender a Constituição norte-americana, em um juramento feito ao juiz-chefe da Suprema Corte, JohnRobert.

"Juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e, da melhor maneira possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos", afirmou Trump.

Minutos antes, JD Vance também foi empossado ao cargo de vice-presidente.

Brasil e Estados Unidos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz torcer para que os Estados Unidos continuem a ser o parceiro histórico que é com o Brasil, mesmo sob a gestão de Donald Trump, e que espera que o novo presidente faça um governo para melhorar a vida da sua população. De acordo com Lula, o Brasil não quer guerra com nenhum país, seja Estados Unidos, Venezuela ou China.

"Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os EUA continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil", afirmou Lula em discurso de abertura na primeira reunião ministerial deste ano. O encontro acontece nesta segunda-feira, 20, na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

"Da nossa parte, não queremos briga, nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, harmonia, ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante, não a desavença, não a encrenca", completou.

Estadão Conteúdo 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:27, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV
Pedido

Papa Leão XIV faz apelo pela paz em mensagem sobre São Francisco de Assis no dia das eleições

Além de homenagear o religioso, Leão XIV aproveitou a ocasião para incentivar a construção da paz e a aproximação entre diferentes povos.

Urnas eletrônicas.
Relevância

Imprensa internacional repercute eleição presidencial no Brasil: 'futuro da América Latina'

Jornais citam a crise do Banco Master e a influência do presidente Donald Trump na região.

OEA acompanha votação e testes de integridade das urnas eletrônicas em São Paulo
Inspeção

OEA acompanha votação e testes de integridade das urnas eletrônicas em São Paulo

Os observadores podem analisar diferentes etapas da votação e avaliar o funcionamento do sistema eletrônico.

mais notícias

+

Newsletter