05 de dezembro de 2023 às 21:25
A Nicarágua retirou seu embaixador na Argentina, Carlos Midence, após o ditador Daniel Ortega ser excluído da lista de convidados da cerimônia de posse do presidente eleito argentino, Javier Milei, marcada para o domingo, 10 de dezembro.
O chanceler da Nicarágua também reclamou das declarações do novo chefe do Executivo argentino.
A solenidade, que ocorre no próximo domingo, 10 de dezembro, também não terá a presença do presidente Lula, que vai mandar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representá-lo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro no entanto, pretende ir a posse de Milei ao lado de governadores e parlamentares aliados, além de sua esposa Michelle Bolsonaro e seus filhos, Flávio e Eduardo Bolsonaro.
O governo do ditador da Nicarágua decidiu cancelar a personalidade jurídica de 25 organizações sem fins lucrativos que não cumpriram as leis que as regem, ou que solicitaram voluntariamente.
A ministra do Interior, Maria Amelia Coronel, assinou a “Dissolução voluntária” de ONGs, que integra um acordo ministerial.
Também foi aprovado o cancelamneto do registro de 12 organizações sem fins lucrativos e o cancelamento da personalidade jurídica.
O motivo seria “por estarem em descumprimento das suas obrigações nos termos da legislação que as regulamenta”, bem como a “transferência” para o Estado dos bens móveis e suas propriedades.
A Nicarágua passa por uma crise política e social, que realçou mais após as eleições gerais de 2021, na qual Daniel Ortega foi reeleito presidente, estando assim, desde 2007 no poder.
2
3
08:09, 26 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
É um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos instale aliados em funções importantes.
Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado.
Atualmente, cerca de 2,3 mil pessoas trans estão presas, das quais 1,5 mil fizeram a transição para o gênero feminino.
mais notícias
+