Pernambuco, 10 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Delegado da PF que atuou na prisão de Ramagem pelo ICE é expulso dos EUA

O anúncio foi feito pela conta oficial do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado americano.

Ricardo Lélis

20 de abril de 2026 às 20:31   - Atualizado às 20:31

Delegado Marcelo Ivo e ex-deputado federal Alexandre Ramagem.

Delegado Marcelo Ivo e ex-deputado federal Alexandre Ramagem. (Fotos: Reprodução e Divulgação/Câmara dos Deputados)

Os Estados Unidos decidiram determinar a saída do País do delegado Marcelo Ivo que, segundo as autoridades do país, tentou "manipular" o sistema de imigração", "contornar pedidos formais de extradição" e "estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos".

O anúncio foi feito pela conta oficial do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado.

O pedido de saída do país se deu depois do episódio da prisão pelo Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE) e posterior soltura do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por golpe de Estado e que fugiu para os Estados Unidos.

A reportagem conseguiu confirmar com autoridades que se trata do delegado Marcelo Ivo. Já a Polícia Federal afirma ainda não ter sido comunicada. O Ministério das Relações Exteriores informou em nota não ter comentários a fazer neste momento.

O delegado Marcelo Ivo atua como oficial de ligação da PF brasileira em Miami desde agosto de 2023. Sua atuação é junto ao Departamento de Segurança Interna dos EUA, responsável por questões como imigração e terrorismo.

Veja Também

Ramagem compartilhou a publicação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil no X (antigo Twitter). O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) ironizou a saída do delegado brasileiro do país. Em publicação no X, o Eduardo afirmou que a "Polícia Federal quis dar uma de malandra".

"O caso do Ramagem, que seria um caso de extradição, porque ele tem uma condenação injusta no Brasil, a Polícia Federal tentou driblar as autoridades americanas e tratar o caso como um caso de deportação por status migratório incorreto, que na verdade também não se configura porque o Ramagem está legal nos Estados Unidos e com pedido de asilo válido", afirmou.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:39, 10 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Cronograma

Zambelli: Justiça italiana marca data da nova audiência para analisar extradição; veja quando

A sessão vai analisar a solicitação apresentada pelo Brasil para que ela seja enviada ao país e cumpra a pena decorrente da condenação no caso da perseguição armada a um homem pelas ruas de São Paulo.

Dólar e moeda do real.
Moeda

Dólar cai para R$ 4,98 e acumula queda de 4,44% na semana após 1º turno das eleições

A bolsa avançou aproximadamente 1,4% no pregão e encerrou acima dos 209 mil pontos. No mercado internacional, o petróleo Brent subiu e permaneceu acima de US$ 100 por barril.

Erik Antero é natural de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do estado.
Guerra

Pernambucano perde perna ao pisar em mina durante resgate de corpo na Ucrânia

Erik Antero, de 28 anos, está hospitalizado, relatou outros ferimentos e pretende retornar ao Brasil após a recuperação.

mais notícias

+

Newsletter