Imagens em vídeo que circulam na internet mostram o momento em que um homem se aproximou da presidente e a tocou, tentando beijá-la no pescoço, sem o seu consentimento.
Presidente do México, Claudia Sheinbaum . Foto: Reprodução/X
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sofreu assédio sexual enquanto caminhava e cumprimentava cidadãos, nesta terça-feira, 4 de novembro, no centro histórico da Cidade do México, a poucos metros do Palácio Nacional.
Imagens em vídeo que circulam na internet mostram o momento em que um homem se aproximou da presidente e a tocou, tentando beijá-la no pescoço, sem o seu consentimento.
Aparentemente embriagado, o homem foi detido pela equipe de segurança de Claudia Sheinbaum que, conforme mostram vídeos, aparentava estar tensa após o incidente.
A presidente mexicana participaria do primeiro encontro nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior nas instalações do Ministério da Educação Pública (SEP). Ela, então, decidiu caminhar até o local, já que fica a poucos quarteirões do Palácio Nacional.
Foi durante essa caminhada pelo movimentado centro da Cidade do México que o homem, aproveitando-se do fato de outros cidadãos estarem cumprimentando Claudia, aproximou-se dela e tentou beijar seu pescoço e, em seguida, abraçá-la por trás.
Horas depois, as autoridades federais confirmaram que prenderam o assediador, identificado como Uriel Rivera Martínez, e o encaminharam à Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi), citado por agências internacionais, mais de 70% das mulheres mexicanas com mais de 15 anos sofreram pelo menos um tipo de violência, como psicológica (52%), física (35%) ou sexual (48%). No entanto, organizações e autoridades estimam uma subnotificação ou "número oculto" de mais de 90% devido a casos não denunciados. Com informações da RTVE.
A modelo Meyllin Oliveira, de 20 anos, foi vítima de assédio sexual enquanto participava de uma sessão de fotos na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O caso aconteceu no domingo, 14 de setembro, e foi registrado na Delegacia da Mulher.
Meyllin, que concorre ao título de Miss Recife 2025, estava acompanhada de colegas quando um ciclista se aproximou e a tocou sem consentimento. O momento foi gravado por uma amiga que registrava os bastidores da produção.
Nas imagens, é possível ver dois homens passando de bicicleta na ciclofaixa. O primeiro segue em frente. O segundo passa a mão nas nádegas da jovem e segue seu trajeto normalmente.
A modelo contou que já havia finalizado as fotos oficiais do concurso e estava gravando conteúdos para suas redes sociais pessoais quando o agressor passou. O crime foi registrado como importunação sexual, previsto no Código Penal brasileiro.
O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sociais, causando indignação e revolta. A própria Meyllin compartilhou o registro em seu perfil no Instagram, acompanhado de um desabafo sobre a violência que sofreu. Em sua publicação, ela destacou que não vai se calar diante da situação e agradeceu o apoio recebido.
"Confesso que estou me sentindo suja, violada, bastante triste e constrangida com essa situação. Não é pq trabalhamos como modelo que dá o direito de simplesmente tocar ou fazer qualquer outra coisa, MERECEMOS RESPEITO!", disse Meyllin.
Segundo a jovem, internautas começaram a enviar informações sobre a identidade do homem, que seria morador de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. No entanto, até o momento, a Polícia Civil não confirmou os dados do suspeito.
Em nota oficial, a corporação informou que a denúncia foi formalmente registrada e que “as diligências seguem até o esclarecimento do caso”. O nome do abusador não foi divulgado. A repercussão do caso deve acelerar a identificação do suspeito.
1
2
3
4
13:45, 11 Nov
29
°c
Fonte: OpenWeather
Governadora participa de painéis estratégicos, encontra rainha da Dinamarca e busca parcerias para transição energética em Suape.
A cervejaria brasileira vai pagar R$ 1.3 bilhão por ano para a competição de clubes mais vista e importante do mundo.
O presidente norte-americano também afirmou que os EUA estão "arrecadando trilhões de dólares" com as tarifas.
mais notícias
+