Pernambuco, 13 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Charlie Kirk: saiba quem era o líder conservador e aliado de Trump morto em universidade

O ativista foi morto nesta quarta-feira, 10 de setembro, após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.

Ricardo Lélis

10 de setembro de 2025 às 20:00   - Atualizado às 20:00

Donald Trump e Charlie Kirk.

Donald Trump e Charlie Kirk. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Charlie Kirk, um ativista político conservador foi morto nesta quarta-feira, 10 de setembro, após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.

O americano cofundou a organização Turning Point USA (TPUSA), de 2012, e atuou como diretor executivo e CEO de várias de suas ramificações, como Turning Point Action, Academy, Faith e Turning Point Endowment. Ele também era membro do controverso Council for National Policy.

A Turning Point USA se consolidou como uma grande rede conservadora juvenil do país, presente em milhares de escolas e universidades, com milhões de seguidores nas redes sociais. Kirk também apresentava o podcast e programa The Charlie Kirk Show, de alcance nacional.

Alinhado ao movimento MAGA, Kirk era aliado próximo de Donald Trump, participando de mobilizações para o eleitorado jovem e contribuindo com o chamado American Comeback Tour.

Ele frequentemente promovia narrativas sobre liberdade de mercado, governo limitado e valores tradicionais, além de disseminar críticas à teoria crítica racial, restrições ao aborto e à agenda liberal.

Veja Também

Trump lamenta a morte de Kirk

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta quarta-feira, 10 de setembro, para lamentar a morte de seu aliado.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), Trump afirmou que ninguém compreendia ou se conectava com a juventude americana como Kirk. 

"O Grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Melania e meus pêsames à sua linda esposa Erika e à família. Charlie, nós te amamos!", escreveu Donald Trump. 

Charlie conversava com os presentes no local quando foi atingido por um tiro no pescoço. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que ele é atingido e deixa o palco, enquanto parte do público entra em pânico.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:19, 13 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Paciente realiza exame de função renal num centro médico, alerta para a doença renal crônica.
Saúde

Doença renal crônica: a 9ª maior causa de morte no mundo

Estima-se que a doença renal crônica afete cerca de 800 milhões de pessoas globalmente e tornou-se a nona principal causa de óbito.

Guarda Civil Municipal do Recife será armada em 2026
Segurança

Recife inicia licitação para compra de munições da Guarda Civil Municipal em 2026

Além das munições, a Prefeitura do Recife já havia aberto licitação em outubro para a compra de pistolas calibre .380, com valor previsto de R$ 2,1 milhões.

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra na COP30.
Sustentabilidade

Raquel Lyra lidera comitiva pernambucana na COP-30 com foco em energia limpa

Governadora participa de painéis estratégicos, encontra rainha da Dinamarca e busca parcerias para transição energética em Suape.

mais notícias

+

Newsletter