Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Argentina de Milei apresenta maior queda na pobreza desde início da gestão, diz pesquisa

O estudo contempla as 31 principais regiões metropolitanas da Argentina, sem considerar áreas rurais.

Gabriel Alves

27 de setembro de 2025 às 12:57   - Atualizado às 12:58

Javier Milei, presidente da Argentina.

Javier Milei, presidente da Argentina. Foto: Reprodução/Redes Sociais/@javiermilei

A taxa de pobreza na Argentina caiu para 31,6% da população urbana no primeiro semestre de 2025, segundo levantamento divulgado na sexta-feira, 26 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). O índice equivale a cerca de 9,5 milhões de pessoas e é o menor já registrado durante o governo de Javier Milei.

O resultado representa uma queda de 6,5 pontos percentuais em relação ao segundo semestre de 2024, quando o patamar era de 38,1%. Trata-se também da menor taxa desde 2018, quando o índice ficou em 23,7%.

Nos últimos dois anos, a redução acumulada chega a 8,5 pontos percentuais, partindo dos 40,1% registrados no primeiro semestre de 2023, período anterior à posse de Milei, em dezembro daquele ano.

O levantamento contempla as 31 principais regiões metropolitanas do país, sem considerar áreas rurais. O estudo ainda mostrou queda na indigência, que recuou para 6,9% da população, contra 8,2% no semestre passado.

Eleição provincial na Argentina

O cenário político argentino ganhou novos contornos neste domingo, 7 de setembro, após a vitória do peronismo em província de Buenos Aires, que é o maior colégio eleitoral do país. O atual governador Axel Kicillof, representante do Partido Justicialista, superou com ampla vantagem os candidatos da coalizão governista La Libertad Avanza, do presidente Javier Milei.

Veja Também

Segundo a contagem oficial provisória divulgada às 23h (horário de Brasília), com 93,21% das urnas apuradas, a frente peronista “Fuerza Patria” somou 47,12% dos votos, contra 33,80% da sigla libertária de Milei. A diferença superou as previsões de pesquisas privadas, que indicavam uma disputa mais equilibrada.

A província de Buenos Aires é considerada o coração político da Argentina. Além de concentrar 40% do eleitorado nacional, a região sempre funcionou como um termômetro para avaliar a popularidade dos governos e a capacidade de mobilização das forças de oposição.

Axel Kicillof, em discurso após a confirmação dos resultados, destacou que a votação refletiu a rejeição popular às medidas de austeridade do governo Milei.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:52, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter