Alpinista é deixada para morrer após resgate ser cancelado no Pico da Vitória. Foto: Repodução/X
A alpinista russa Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, que sofreu uma fratura na perna durante a descida do Pico da Vitória, em 12 de agosto, e permanecia presa na fronteira entre Quirguistão e China, teve o seu resgate cancelado pelas autoridades. As buscas, realizadas desde o acidente, foram interrompidas na última sexta-feira (22), devido ao mau tempo, impossibilitando a chegada de equipes terrestres e voos de drones.
Imagens aéreas captadas na terça-feira (19) mostraram que Natalia ainda estava viva, se movendo e acenando para a câmera. O registro também revelou que a tenda usada por ela para abrigo havia sido destruída pelos ventos fortes.
Durante os esforços de resgate, um grupo de montanhistas conseguiu entregar suprimentos a Natalia, mas não foi possível transportá-la devido ao risco extremo. Um dos voluntários, o italiano Luca Sinigaglia, acabou morrendo na montanha na sexta-feira (15), informou o Ministério das Relações Exteriores da Itália.
O filho da alpinista, Mikhail Nagovitsyn, chegou a fazer um pedido público, diante da paralisação das buscas, para que as autoridades russas retomassem as operações de resgate:
"Minha mãe é uma alpinista experiente, ela possui um título esportivo de segunda classe no montanhismo e está com boa saúde e excelente condição física. No vídeo que recebi, é claramente visível que sete dias depois de perder o contato ela está acenando ativamente com a mão, cheia de força (no vídeo publicado, pode-se ver Nagovitsyna acenando com a mão da tenda). Estou convencido de que minha mãe ainda está viva."
O Pico da Vitória, ou Jengish Chokusu, tem 7.439 metros e é a montanha mais alta da cordilheira Tian Shan. Conhecido por sua escalada extremamente difícil e pelas condições climáticas severas, o local integra as chamadas montanhas Snow Leopard, um desafio clássico entre alpinistas da antiga União Soviética.
4
17:24, 20 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Decisão define regras para aplicação de tarifas por segurança nacional e pode influenciar medidas comerciais contra o Brasil.
Ensaio simulou lançamento rumo à Lua e abre caminho para voo tripulado previsto para março.
Eclipse lunar total conhecido como "Lua de Sangue" acontece em 3 de março e desperta curiosidade no mundo.
mais notícias
+