A ação voltada à garantia de direitos e ao reconhecimento da identidade de pessoas trans e travestis integrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
03 de fevereiro de 2026 às 14:46 - Atualizado em 05 de fevereiro de 2026 às 00:49
Igarassu realiza mutirão de retificação de nome e gênero em alusão ao Dia da Visibilidade Trans Foto: Divulgação
A prefeitura, através da Diretoria de Direitos Humanos, promoveu, na última quarta-feira (28), o Mutirão de Retificação de Nome e Gênero “Me chame pelo meu nome”. A ação voltada à garantia de direitos e ao reconhecimento da identidade de pessoas trans e travestis integrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, data que marca a luta por respeito, cidadania e igualdade de direitos da população trans no Brasil.
Durante o mutirão, foram oferecidos serviços de retificação de nome e gênero no registro civil, com apoio jurídico especializado e emissão de documentações, facilitando o acesso da população LGBT a direitos básicos e ao reconhecimento legal de suas identidades. A ação também contou com uma estrutura de saúde itinerante, disponibilizando aferição de pressão arterial, testes rápidos, vacinação, atendimento clínico e acompanhamento psicológico.
A atividade aconteceu na Feira de Igarassu, nas proximidades dos banheiros públicos, das 8h às 12h, reunindo diversos serviços em um único local, de forma acessível e humanizada. A proposta foi ampliar o cuidado integral e reduzir barreiras enfrentadas historicamente por pessoas trans no acesso a políticas públicas.
A prefeitura de Igarassu, através da Diretoria de Direitos Humanos e a secretaria executiva de Educação Profissional e Empreendedorismo, em parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), está promovendo capacitações voltadas à acessibilidade com foco no Sistema Braille e Introdução à audiodescrição, cada um com 20 horas/aula.
O objetivo é formar 120 pessoas ao longo dos cursos, que é direcionado prioritariamente para as pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas surdas e ensurdecidas, além de suas famílias e a comunidade em geral.
A iniciativa intitulada como “Jornada da Acessibilidade Comunicacional”, foi aprovada no edital Pernambuco Acessível, pelo Governo do Estado. As formações acontecem desde o dia 19 deste mês e vão até 26 de março, sendo realizadas no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN) situado na Avenida Alfredo Bandeira de Melo, 220 - Saramandaia, Igarassu - PE, CEP: 53.610-000.
Para a aluna Alais Santos, que descobriu o curso de audiodescrição através de divulgação nas redes sociais.
“O CTEN me abriu portas e complementou minha carreira na área do audiovisual ao integrar a acessibilidade. Desde então, tem sido uma experiência muito rica”, afirmou.
Silas Vasconcelas também é um jovem beneficiado pela formação gratuita.
“Para mim é exercitar a empatia e aprender ao mesmo tempo. Estou aproveitando bastante as aulas teóricas, e as práticas presenciais deixam tudo mais fluido”.
3
4
21:46, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
O evento aconteceu no Clube dos Panificadores, no bairro de Monjope, e reuniu profissionais da educação da rede municipal.
"Estamos recebendo os novos alunos, recém aprovados no vestibular, e promovendo a integração com os veteranos", destacou o diretor-geral da FMO, Inácio de Barros Melo Neto.
mais notícias
+