Governadora Raquel Lyra ao lado de estudantes da rede estadual. Foto: Miva Filho/Secom
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira, 3 de novembro, kits de viagem aos 700 estudantes aprovados no Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá a partir deste mês de novembro.
Nesta edição, todos os municípios pernambucanos terão alunos representando suas cidades no intercâmbio educacional. A solenidade foi realizada na concha acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.
“É uma alegria ver 700 estudantes que embarcarão para o Canadá nos próximos meses de novembro, dezembro e janeiro. Esse é o Programa Ganhe o Mundo, uma iniciativa de grande impacto na educação de Pernambuco. Quando chegamos ao governo, decidimos que pelo menos um estudante de cada cidade pernambucana participaria, e assim está sendo. Criamos também o Ganhe o Mundo Professor e, agora, estamos às vésperas de lançar um novo edital. A partir do ano que vem, dois mil estudantes serão beneficiados”, ressaltou Raquel Lyra.
As viagens serão realizadas em três etapas: nos meses de novembro e dezembro de 2025, e em janeiro de 2026.
Os estudantes recebem passaporte, visto, seguro, passagens, hospedagem e bolsas de manutenção, assegurados em parceria com a One Operadora, empresa responsável pela execução do programa.
Já os kits entregues hoje incluem mala, mochila, jaqueta, boné, gorro, camisas e porta-passaporte, além de todos os itens necessários para a viagem internacional.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou que a iniciativa amplia as oportunidades educacionais para os jovens pernambucanos.
“Demonstramos à sociedade pernambucana a capacidade do Governo do Estado de viabilizar o intercâmbio de 700 estudantes para o Canadá. Este kit, composto por mala, vestuário, agasalhos e outros itens, representa, acima de tudo, a concretização do sonho desses jovens”, afirmou.
Presente no evento, o deputado estadual Renato Antunes ressaltou que o programa é um exemplo de política pública capaz de transformar realidades.
“Hoje é dia de concretização de sonhos. Este projeto leva Pernambuco para o mundo e mostra que é possível fazer política pública séria, enviando esses alunos com responsabilidade”, destacou o parlamentar.
Para a intercambista Wêdja Rayssa, de 17 anos, moradora do município de Timbaúba, na Mata Norte, a conquista representa a realização de um antigo desejo.
“Sempre foi o meu sonho viajar, e poder realizar isso sendo tão nova é algo muito especial. O Governo de Pernambuco tem nos ajudado muito nessa preparação. Estaremos lá representando a nossa cultura”, celebrou.
O programa de internacionalização da educação pública estadual já levou mais de 3 mil estudantes a diferentes países desde a sua criação.
Com a ampliação das vagas e o reforço dos investimentos, o Governo de Pernambuco reafirma o compromisso de garantir oportunidades e transformar vidas por meio da educação.
Entre as novidades do próximo ano estão o Ganhe o Mundo Professor, que oferecerá 200 vagas, e o Ganhe o Mundo China, voltado ao ensino de mandarim para os estudantes, fortalecendo ainda mais a conexão entre o Brasil e a China.
3
4
11:07, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+