A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que 818 agentes atuarão na segurança do clássico nordestino pelo Brasileirão, uma redução de 63 policiais em comparação à partida contra o Verdão.
Sport x Fortaleza: efetivo será menor do que jogo contra o Palmeiras. Foto: ASCOM/PMPE e Reprodução/Redes Sociais
O jogo entre Sport e Fortaleza, que vai ocorrer amanhã, 26 de abril, às 20h, na Ilha do Retiro, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contará com um efetivo policial menor do que o mobilizado na partida do clube pernambucano contra o Palmeiras.
Apesar do histórico de violência envolvendo torcidas organizadas, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que 818 policiais militares atuarão na segurança do clássico nordestino pelo Brasileirão. O número é inferior aos 881 efetivos escalados para a partida entre Sport e Palmeiras, realizada em 6 de abril, na segunda rodada do torneio.
A redução ocorre mesmo após o ataque violento ao ônibus do Fortaleza, ocorrido em 22 de fevereiro de 2024, quando o clube cearense deixava a Arena de Pernambuco após um empate em 1 a 1 pela Copa do Nordeste. O veículo foi alvo de bombas, paus e pedras, resultando no ferimentos de seis jogadores da equipe visitante.
Na ocasião, o lateral Gonzalo Escobar foi atingido por uma pedra na cabeça. Outros atletas também sofreram ferimentos leves. O episódio gerou forte repercussão nacional, com imagens dos jogadores ensanguentados circulando nas redes sociais. O CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, e o atacante Yago Pikachu denunciaram imediatamente.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) atribuiu a ação aos membros de uma torcida organizada do Sport, o que resultou em uma punição para o clube rubro-negro com oito jogos sem torcida como mandante em competições da CBF e multa de R$ 80 mil.
A Polícia Militar não detalhou os critérios para a redução do efetivo, entretanto vai agir para garantir a segurança dos torcedores e da delegação visitante. Até o momento, o Sport Club do Recife divulgou que foram vendidos 9 mil ingressos para o confronto.
O Leão pernambucano busca sua primeira vitória na competição e vai contar com o apoio do torcedor na Ilha do Retiro.
Sport e Fortaleza já se enfrentaram nesta temporada, também na Ilha do Retiro. Na ocasião, vitória da equipe visitante por 2x0 com gols de Moisés e Breno Lopes, na primeira fase da Copa do Nordeste. Ambos se classificaram na fase de grupos da competição regional, o time rubro-negro em 2º lugar e o Fortaleza na 4ª posição.
Na Série A, só a vitória interessa para o Sport. Após cinco jogos, o Leão soma apenas um ponto e está na lanterna do campeonato. Até aqui, o time pernambucano empatou na estreia contra o São Paulo e na sequência foi derrotado diante do Palmeiras, Vasco, Bragantino e Corinthians.
O Fortaleza está em 14º lugar com 5 pontos ganhos. A campanha do time cearense é de uma vitória, dois empates e duas derrotas. Curiosamente, a única vitória do tricolor aconteceu na estreia, contra o Fluminense, no Castelão.
Os torcedores do Sport e Fortaleza poderão assistir a partida pelo serviço de streaming Premiere.
2
21:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
A Confederação Brasileira de Futebol ampliou a quantidade de participantes, porém, com uma média por estados e detalhou o modelo da competição.
Clube mandante define política de preços para semifinal nos Aflitos, decisão gera contestação do Sport e intervenção da Justiça.
mais notícias
+