Árbitros envolvidos em polêmicas em jogos do Sport são indicados a prêmio de melhor do mundo. Foto: Reprodução
Dois árbitros que estiveram no centro de polêmicas em partidas do Sport Recife estão entre os indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo de 2025, concedido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
Raphael Claus, de São Paulo, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, figuram na lista divulgada pela entidade, que reúne nomes de destaque da arbitragem mundial.
A indicação chama atenção por envolver profissionais que, nas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, foram criticados por decisões que geraram repercussão entre torcedores do Leão. Mesmo com a polêmica, ambos mantêm prestígio internacional e seguem cotados para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Wilton Pereira Sampaio esteve à frente do confronto entre Vasco e Sport, no dia 12 de abril, válido pela 3ª rodada do Brasileirão. O jogo terminou com vitória vascaína por 3 a 1, mas um dos gols gerou revolta entre os rubro-negros. No lance, o atacante Vegetti empurrou a bola para o fundo da rede após colocar a mão no rosto do zagueiro Lucas Cunha, que perdeu o equilíbrio e caiu. O árbitro entendeu que não houve infração e validou o gol, mesmo após o VAR recomendar revisão. A decisão foi mantida, e o episódio virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais entre os torcedores rubro-negros.
Já Raphael Claus comandou o duelo entre Sport e Fluminense, realizado em 1º de outubro, pela 26ª rodada. Durante o primeiro tempo, o zagueiro Ignacio pisou no pé do atacante Barletta em uma disputa de bola. Claus, que estava de frente ao lance, mandou seguir, e o meia Martinelli aproveitou a jogada para marcar para o Fluminense. Após revisão do VAR, o árbitro reviu a jogada, anulou o gol e aplicou cartão amarelo a Ignacio. O time pernambucano protestou, alegando que o lance merecia cartão vermelho, por considerar a entrada violenta.
Apesar das críticas, os dois árbitros mantêm presença constante em competições nacionais e internacionais. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio participaram da Copa do Mundo do Catar, em 2022, e têm histórico de atuação em partidas decisivas da Libertadores e Copa do Brasil.
2
20:41, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
A Confederação Brasileira de Futebol ampliou a quantidade de participantes, porém, com uma média por estados e detalhou o modelo da competição.
Clube mandante define política de preços para semifinal nos Aflitos, decisão gera contestação do Sport e intervenção da Justiça.
mais notícias
+